Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. A radiação solar incide com mais intensidade, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, a Secretaria de Saúde orienta a população a não deixar a fotoproteção de lado e da dicas para aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco.
Além do filtro solar é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois retêm cerca de 90% das radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30%. Evite a exposição solar entre 10h e 16h (horário de verão). As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. Outro objeto importante são os óculos de sol que previnem cataratas e lesões na córnea.
Filtro solar - Deve ser aplicado diariamente. Os produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20 podem ser usados no dia a dia; e o FPS 30 ou superior é ideal para exposição mais longa ao s.ol (praia, piscina, pesca etc.). Aplique o produto 30 minutos antes da exposição solar. Reaplique-o a cada duas horas. Já o uso de fluidos siliconados nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com o vento, calor ou maresia. Não se esqueça de proteger as cicatrizes. Pode ser colocado o filtro na própria cicatriz ou protegê-las com adesivos ou esparadrapos.
Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses, utilizando um protetor adequado, de preferência os filtros físicos. É preciso que as crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente, pois 75% da radiação acumulada durante toda a vida ocorre na faixa entre 0 e 20 anos.
Alerta: As pessoas de pele negra têm uma proteção “natural” pela maior quantidade de melanina produzida, mas também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas.
Hábito diário - As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Aumente a ingestão de líquidos e abuse da água, suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplique um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade de água na pele entre 10% a 30%. Alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides. Carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos, frutas e legumes com alto teor de água e baixo teor de carboidratos e muitas fibras também são comuns nesta época para ajudar na hidratação do corpo, prevenir doenças e os sinais do envelhecimento. No banho, use sabonetes compatíveis com o tipo de pele. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.
Doenças de pele - A combinação sol, praia, areia ou piscina mais o excesso de suor elevam o risco de algumas doenças da pele. Saiba mais a seguir.
- Micoses - Podem se manifestar na pele, no couro cabeludo e nas unhas. Nos pés, virilha e unhas são mais comuns. São causadas por fungos. Para evitá-las manter hábitos de higiene, como: secar-se após o banho, áreas de dobras como virilha, entre os dedos dos pés, axilas. Não andar descalço em pisos úmidos. Evite usar calçados fechados.
- Brotoejas - Pequenas bolinhas na pele dão o ar da graça nos dias de calor. Surgem principalmente em bebês. Usar roupas frescas e evitar locais abafados para evitar brotoejas, principalmente em pessoas predispostas.
- Manchas e sardas brancas - surgem devagar e quando menos se espera, estão fixadas na pele como mini-pontinhos. São danos que os raios solares causaram na pele e aparecem como tempo. Evitá-las é não esquecer o protetor solar para não aparecer novas lesões. As manchas e sardas têm tratamento, feito por um dermatologista especializado.
- Manchas escuras - são conhecidas como senis ou melanoses solares. São de coloração entre castanho e marrom, geralmente pequenas. Surgem em áreas que ficam muito expostas ao sol, como a face, dorso das mãos e dos braços, colo e ombros.
- Acne solar - É provocada pela mistura da oleosidade da pele com o uso do filtro solar. Lave o rosto com sabonete ideal para o tipo de pele, use tônicos mais adstringentes e procure usar filtros solares com base aquosa ou em gel, que deixam a pele mais seca.
Alimentação e hidratação - Alimentos ricos em gorduras e o excesso de carboidratos devem ser evitados. Quem não consegue ingerir muita água pode optar pelos sucos. Bebida alcoólica é caloria vazia, engorda, e não traz nenhum benefício. Optar por alimentos leves, de fácil digestão e ricos em água, como saladas, frutas, sucos, smothies, legumes refogados, peixes, carnes magras. Ter cuidado com frituras, alimentos industrializados ricos em sódio, excesso de carboidratos.Ter uma alimentação rica em vitaminas e minerais. Cuidar com o excesso de sal, pois no calor a tendência à retenção hídrica é maior, sem falar nos danos que o excesso de sódio causa à saúde. Buscar ingerir mais sucos, chás e água para repor a água e minerais perdidos pela transpiração.