logo

Vertedouro de Imboassica é aberto criminosamente

28/06/2012 17:17:00 - Jornalista: Equipe Secom

O vertedouro da Lagoa de Imboassica, na Praia das Pedrinhas, foi aberto criminosamente na madrugada desta quinta (dia 28). Com isso o nível de água ficou abaixo de um metro. O secretário de Ambiente Romulo Campos está temeroso com esse crime porque o período é de estiagem e, com a redução do nível de água, a captura das espécies é muito fácil, mas criminosa.


Segundo o site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, a estiagem deverá permanecer até a próxima quarta-feira (dia 4 de julho). Isso pode comprometer ainda mais o nível da lagoa de Imboassica.
Será solicitado um trabalho conjunto com a Secretaria de Ambiente de Rio das Ostras e a Guarda Ambiental, já que o vertedouro está em território vizinho.

Para evitar novas aberturas, a idéia é manter uma ronda continuada no local, sendo necessário fazer um pedido formal à Secretaria de Ambiente de Rio das Ostras para permitir o acesso dos agentes de Macaé no local, que divide a área litorânea entre os dois municípios. Outra medida adotada pelo secretário Romulo Campos é a comunicação oficial do incidente ao Instituto Estadual do Ambiente e a Prefeitura de Rio das Ostras.

Segundo informações não oficiais, na madrugada de quinta (dia 28) um agente ambiental em ronda pela região do canal extravasor encontrou um grupo de pessoas – munidas de pás – escavando a entrada do vertedouro. Ao notar a presença do fiscal ambiental, o grupo parou a ação e se prontificou a recolocar a areia retirada do local.

É de conhecimento de pescadores e ambientalistas que a remoção faz com que a área fique “fofa” e suscetível à ação da maré que arrasta com facilidade todo o material abrindo novamente o canal e permitindo o vazamento da água da lagoa. A Lagoa teve o canal extravasor aberto no dia 11, por conta das chuvas dos últimos dias. O nível de água da Lagoa de Imboassica chegou a 1,43m. Isso resultou no alagamento da Rua Amphilófio Andrade. Agora, a lâmina d’ água está abaixo de um metro.

– Esta foi uma abertura criminosa, e isso nos preocupa, porque se dentro de dois dias o mar não fizer a reposição natural da areia no canal, teremos que intervir com o uso de maquinário. Numa abertura correta, o mar com a força da maré repõe toda a areia, e a lagoa volta a encher naturalmente – detalhou o secretário de Ambiente, Romulo Campos.

Segundo o monitoramento diário da Lagoa de Imboassica, feito por técnicos ambientais, em menos de 24 horas, a lagoa perdeu 15 centímetros de lâmina d’água. – Se o mar não fechar a barra, quando chegar aos 80 centímetros teremos que fazer uso do trator, pois irá afetar a biota da lagoa e comprometer o ambiente no entorno, avaliou Romulo.

Ele está agendando uma reunião com o secretário de Ambiente de Rio das Ostras, Ivan Noé Freitas Antunes, para realizar ação conjunta entre as duas cidades visando melhorar e ampliar o monitoramento. Com este objetivo, será destinada uma equipe da Guarda Ambiental de Macaé para patrulhamento intensivo na lagoa e no canal extravasor, coibindo esse tipo de crime ambiental.