Para testar os conhecimentos e melhorar o autocontrole diante da realização de concursos públicos, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, prossegue com a realização de simulados. Os testes serão realizados pelos alunos do Pré-Vestibular Social, projeto criado com o objetivo de oferecer igualdade de condições para concorrer a uma vaga nos vestibulares das universidades públicas, e do Colégio de Aplicação (CAp), instituição que oferece uma grade curricular voltada para o Ensino Médio ao mesmo tempo e prepara os alunos para o ingresso ao ensino superior.
Os simulados para os estudantes do CAp vão acontecer no sábado (30), das 8h às 12h30. A intenção da instituição ligada à Secretaria de Educação, por meio da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC), é aplicar o teste para os 197 estudantes dos 1º, 2º e 3º anos. A novidade é que as turmas do 3º ano participarão de um simulado específico, composto por 90 questões e redação, seguindo padrões de diversos vestibulares.
- Muitos de nossos alunos vão prestar concursos públicos e vestibulares para várias de universidades. Por isso, resolvemos aplicar um simulado exclusivo para os estudantes do último ano do Ensino Médio, para que eles se acostumem ao número de questões e com o tempo hábil destinado às provas - disse a secretária de Educação, Marilena Garcia.
A diretora geral do CAp, Vanessa Leal de Lima Ribeiro, explica que o simulado foi elaborado pela equipe de professores do colégio com a intenção principal de sinalizar aos alunos e profissionais, os pontos que ainda precisam ser melhorados quanto às provas do vestibular.
- Descobrir as dificuldades enquanto se faz o simulado é muito melhor do que no momento em que os alunos estão fazendo os vestibulares de verdade. O simulado possibilita a redefinição de metas e estratégias. Além do mais, o teste é considerado uma das melhores metodologias para ajudar o estudante a familiarizar-se com o tipo de prova, com o tempo que deve dedicar a cada questão, com a decisão de qual matéria deve ser feita primeiro e de qual deve ser deixada por último - avalia Vanessa.
Já o coordenador de projetos, Eduardo Tavares Damas, observou que esta é uma oportunidade riquíssima de desenvolver intervenções no processo de aprendizagem antes que os estudantes prestem o vestibular propriamente dito: “Para treinar, nada melhor que usar os simulados do colégio como aliado. Esta é uma boa oportunidade de melhorar questões como o autocontrole e ansiedade”, explicou.
O Pré-Vestibular Social também utiliza, desde o mês de maio, os simulados como termômetro para destacar o empenho dos 300 alunos diante dos vestibulares. Para reforçar os estudos, a equipe pedagógica composta por professores da rede municipal já aplicou simulados nos moldes da banca da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). E no mês de junho, os estudantes já prestaram os simulados conforme modelo do ENEM, cujas provas estão previstas para os dias 3 e 4 de novembro:
- Temos excelentes expectativas para este ano letivo. Um dos destaques está no compromisso dos profissionais de ensino, que possuem vasta experiência em cursos pré-vestibulares em Macaé e no Rio de Janeiro - contou o coordenador Reginaldo de Moraes.
Ele pontua que os vestibulandos estão enxergando o simulado com outros olhos: “Não é o que vai dizer se sua aprovação no vestibular é garantida ou não. Mas, sua função é apontar para o aluno o ponto em que precisa se empenhar mais. Ao conferir o gabarito, dá para ele ter uma noção do que é preciso estudar mais, do que é preciso prestar mais atenção ou se o grande problema da prova está na falta de concentração. É com estes resultados em mãos que o vestibulando poderá preparar melhor os seus estudos, sabendo em que área focar, como controlar seu tempo e seu nervosismo”, finalizou Reginaldo.