logo

Vice-prefeito abre Conferência de Igualdade Racial

04/07/2013 17:21:00 - Jornalista: Rafaela Ribeiro

Foto: Erica Ferreira

Vice-prefeito defende igualdade entre raças

Aconteceu nesta quarta-feira (3), no auditório da Cidade Universitária, a III Conferência de Igualdade Racial: Democracia e Desenvolvimento sem Racismo, por um Município e um Brasil Afirmativos. O evento contou com a presença do vice-prefeito Danilo Funke, que abriu a cerimônia. O músico Jorge Benze se apresentou durante a abertura, antes da composição da mesa oficial.

Estiveram presentes também a coordenadora de Igualdade Racial, Zoraia Braz; os vereadores Julinho do Aeroporto e Manoel das Malvinas, além do superintendente estadual de Promoção da Igualdade Racial, Marcelo Dias.

Durante sua fala de abertura, Funke garantiu um governo com dialogo aberto para buscar ações que promovam a igualdade entre raças e credos. “Hoje, se olharmos para o contexto histórico, ignoram o racismo, como se ele nunca tivesse existido. Não falar do assunto é o que gera o preconceito. Vamos debater e colocar em prática as ideias e soluções. Nossa prefeitura vai garantir a igualdade”, defende.

De acordo com Zoraia, o objetivo do evento é buscar políticas públicas para minimizar o preconceito. “Debateremos as nossas demandas, deficiências, avanços e desafios a enfrentar. As pessoas têm que se ver como parte desse processo e esse é o nosso tema central”, explica. Fazendo coro com Zoraia, Marcelo Dias comemorou os avanços do tema. “Esse ano teremos conferência em 42 dos 92 municípios do Estado. Ainda é pouco, mas esse número cresce a cada dia”, comenta.

Outros pontos abordados pela conferência foram: “Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias)”, na Sala Milton Gonçalves e “Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil, no monitoramento das políticas de igualdade racial”, na Sala Joaquim Barbosa.