Durante a visita ao Hospital Público Municipal (HPM), em Macaé, na manhã desta quarta-feira (05), o vice-governador da Província de Cabinda, em Angola, na África, Antonio Goma, mostrou interesse em fazer também intercâmbio na área de saúde. O diretor superintendente do HPM, o médico Aluízio dos Santos Júnior, recebeu a delegação de Cabinda, que estava acompanhada pelo coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura.
Goma revelou que a saúde é um dos grandes problemas de sua província, que possui 350 mil habitantes e conta com pouco mais de 100 médicos. Ele ressaltou que um intercâmbio de profissionais, principalmente de especialistas em doenças tropicais, seria um avanço para a medicina de Cabinda.
— Levei um susto quando o diretor superintendente do hospital, falou que a instituição tem mais de 300 médicos, mas entendo que para manter este padrão de qualidade e atender a tantos pacientes, esse quadro funcional é necessário. O prefeito Riverton Mussi está de parabéns, pelo seu compromisso com a saúde da população — disse Antonio Goma.
Aluízio Junior falou que toda troca de experiência é válida, principalmente numa situação como a de Cabinda, onde há carência de profissionais de saúde. “Nossa experiência no setor, e o trabalho que desenvolvemos no HPM pode ajudá-los a ver a importância dos investimentos na área da saúde. O hospital de Macaé já é referência no Estado do Rio de Janeiro, e a prefeitura está construindo mais duas unidades hospitalares no município”, frisou.