logo

Vigilância Ambiental implementa estratégias contra o Aedes

11/07/2025 12:44:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Armadilhas ovitrampas e fumacê fazem parte das ações nos próximos dias

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental, vem implementando estratégias de controle e vigilância dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Na próxima semana, serão instaladas armadilhas do tipo ovitrampas em diversos bairros, com objetivo de monitorar a presença dos insetos e a quantidade dos ovos.

Os agentes de endemias irão instalar as armadilhas tipo ovitrampas em 10 bairros localizados na sede do município e na Região Serrana na localidade da Cabeceira do Sana. As ovitrampas serão instaladas no Jardim Vitória e Nova Malvinas (14), Imbetiba e Miramar (15), Novo Horizonte e Praia do Pecado (16), Fronteira e Vila Badejo (17), Ajuda e Engenho da Praia (18) e Cabeceira do Sana, entre os dias 14 e 18.

O gerente de Vigilância Ambiental, Júlio Antunes, explica que a instalação das ovitrampas é uma ação complementar de verificação dos índices de infestação.


“A partir da coleta dos dados podemos traçar ações específicas e mais eficazes para cada região da cidade, para evitar a proliferação do mosquito”, garantiu.



O supervisor geral da Gerência, Marcelino Rocha, explica que em paralelo à colocação das armadilhas, os agentes seguem com suas visitas rotineiras nesses locais. Ele ainda acrescenta que as armadilhas serão colocadas em residências previamente definidas.


“No intervalo de uma semana, o agente retorna à residência e faz a troca da paleta, onde ficam os ovos”, disse.


Carro fumacê
Outra ação que será conduzida pela Gerência de Vigilância Ambiental é a pulverização com carro fumacê, com o intuito de eliminar o Aedes aegypti, na forma adulta. O carro estará no dia 15, às 5h, no bairro Cavaleiros. Já no dia 16, às 5h, na Vila Badejo e às 18h, no Jardim Carioca I e II.

O trabalho de combate e controle do Aedes também acontece em pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, empresas, praças e órgãos públicos. Entre os dias 14 e 18, os agentes estarão atuando nos bairros Imboassica, Praia Campista, Novo Cavaleiros e São Marcos. Já a verificação e atualização do Reconhecimento Geográfico, com o recolhimento de dados serão nos bairros Visconde de Araújo e Miramar, de segunda a sexta-feira.

Entre os dias 14 e 18 de julho, será feito o controle do mosquito Culex, popularmente conhecido como pernilongo, em três regiões da cidade: Canais da Nova Esperança, do Sol y Mar e do bairro da Glória.

Dentro das atribuições de prevenção e controle de zoonoses, os agentes de endemias seguem com o trabalho de controle de roedores. Serão vistoriados cinco bairros e locais de grande circulação de pessoas. Na segunda-feira (14), na Aroeira e Morro de São Jorge; terça (15), Virgem Santa; quarta (16), Lagomar; quinta (17), Barra de Macaé e na sexta-feira (18), em órgãos públicos, praças e praias.

Vacinação antirrábica
A Campanha Municipal de Vacinação antirrábica segue nos bairros, sempre de 9h às 12h. A imunização é voltada para cães e gatos, a partir de quatro meses. A vacina deve ser aplicada uma vez por ano e é a única forma de prevenção e combate à raiva, doença letal que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da mordida de cães e gatos infectados.

Os tutores, maiores de 18 anos, devem estar atentos, pois a vacina não é indicada para animais doentes, muito debilitados e fêmeas prenhas ou amamentando. Para serem vacinados é preciso que os animais estejam sadios. Os cães devem ser levados com guia, coleira e focinheira. Já os gatos, podem ser conduzidos em caixas de transporte adequadas ou similares para evitar fugas.