Os agentes irão percorrer os imóveis residenciais, comerciais e terrenos baldios.
A Prefeitura de Macaé, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, intensifica os mutirões de combate ao Aedes aegypti, com objetivo de evitar o aumento de casos de dengue, zika e chikungunya. Nesta terça-feira (14), os agentes estarão em Nova Malvinas, na quarta (15), em Barra do Sana e na quinta-feira (16), em Imbetiba.
Durante o mutirão, os agentes irão percorrer os imóveis residenciais, comerciais e terrenos baldios, verificando os depósitos e fazendo o tratamento com larvicida. Os moradores também serão orientados como proceder após as chuvas, pois o quintal deve receber uma atenção especial como a verificação dos pratos de vasos de plantas, ralos, bebedouros dos animais, calhas, entre outros.
Para garantir um trabalho eficiente de prevenção ao Aedes aegypti, é importante que a população receba o agente de endemia. O profissional é qualificado para identificar os locais que possam ser criadouros do mosquito e orientar sobre sintomas e como proceder em caso de suspeita de dengue, zika ou chikungunya.
Além de intensificar as ações de combate, a Secretaria da Saúde reforça a importância da participação da população. Com o aumento da temperatura e as constantes chuvas no final da tarde há uma preocupação com o aumento da população dos insetos no município. Neste sentido, a orientação é para que a população retire e elimine de suas casas todo recipiente que possa acumular água e se tornar um criadouro do Aedes. Já os reservatórios de água devem ser mantidos totalmente cobertos.