Foto: Márcio Borges
Mutirão busca engajar a população na luta contra o Aedes
A Secretaria de Saúde de Macaé está reforçando as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, na cidade. O trabalho conduzido pelas equipes da Gerência de Vigilância Ambiental conta com inspeções em imóveis, uso de larvicida para eliminar as larvas, coleta de amostras e análise em laboratório, pulverização com carro fumacê, mutirões intersetoriais e educação em saúde em locais públicos e privados.
Nesta quinta-feira (28), o bairro Nova Holanda recebeu o mutirão de ações visando envolver, mobilizar e engajar a população na luta contra o Aedes. Para o gerente do órgão, Luan Campos, essa ação é importante pois abrange diversos pontos do município, o que deixa o trabalho mais próximo da população.
“Na sexta-feira (29) estaremos na Lagoa de Imboassica, levando todos esses serviços de educação ambiental em saúde como forma de conscientização, com nossa campanha, através de mutirões, visitando os imóveis. É importante nos aproximarmos cada vez mais dos munícipes, pois são eles nossos maiores parceiros no enfrentamento às arboviroses, já que 92% dos criadouros, encontrados conforme o último Levantamento rápido de índices para Aedes aegypti (LIRAa) de outubro, nos dá a diretriz que estão dentro dos imóveis”, explicou Luan.
O supervisor geral da gerência, Marcelino Rocha, frisou que os agentes de endemias estão devidamente identificados com uniforme e crachá, vistoriando os imóveis, inspecionando os quintais e terrenos, a fim de identificar possíveis focos de proliferação do mosquito. “Eliminar os criadouros é fundamental para evitar o mosquito e consequentemente a disseminação das doenças. Por isso, pedimos à população que receba os agentes de saúde e limpe sua residência semanalmente", disse.
Quem recebeu os agentes nesta quinta-feira (28) foi a aposentada Maria das Graças Conceição. Durante a visita, os agentes encontraram alguns tonéis de armazenamento de água na residência. “Guardo a água nos recipientes para poder fazer as tarefas de casa, mas estou sempre de olho, faço a limpeza dos depósitos com sabão e coloco cloro. Os agentes sempre estão por aqui nos orientando e fazendo um bom trabalho”, elogiou.
Os agentes de endemias reforçam o pedido para que a população contribua no combate à proliferação do mosquito da dengue, evitando água parada e qualquer depósito que sirva de criadouro para que o Aedes aegypti possa se reproduzir. A Gerência de Vigilância Ambiental realiza durante todo ano as inspeções nas residências, terrenos baldios, empresas, prédios públicos e privados, cemitérios, praças e borracharias, identificando as áreas com maior ocorrência de focos e criadouros predominantes. Além disso, os agentes efetuam o acompanhamento constante dos casos notificados adotando medidas de controle da proliferação das arboviroses.
Programação
Nesta sexta-feira (29), a tenda educativa estará no Beco das Artes; e na Lagoa de Imboassica, o mutirão. O dia 30 de novembro será marcado pelo Dia D de Combate às Arboviroses, em vários pontos da cidade.
Cuidados - A orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente em depósitos fechados.
Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.