Foto: Maurício Porão
Após denúncia, Vigilância Sanitária interditou comércio
A Coordenação de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Macaé interditou, nesta sexta-feira (22), uma padaria localizada no bairro Parque Aeroporto, depois que uma cliente encontrou fezes de rato no pão. A denúncia foi feita pela consumidora que levou o produto até a sede da vigilância.
A consumidora disse para os fiscais que comprou o pão para o seu filho e quando partiu verificou que havia fezes de rato. Nesta sexta, os agentes foram até o local e verificaram vestígios de roedores e outras irregularidades como mercadorias em condições impróprias para o consumo, utensílios em péssimas condições, falta de higiene, produtos vencidos e roídos por rato.
A padaria foi fechada e cerca de 250 quilos de produtos, entre massa e panificados, já prontos para consumo, foram descartados. Os fiscais acrescentaram que o estabelecimento ainda passava por obras no setor de produção, que permanecia em funcionamento, contrariando todas as normas legais.
De acordo com a coordenação, as ações da Vigilância estão sendo intensificadas e os resultados positivos mostram o envolvimento do grupo. “Assim como o respaldo dos gestores municipais e a confiança da população”, disse o coordenador técnico da Vigilância Sanitária, Ângelo Luz.
Os fiscais acrescentam que durante as visitas, caso verifiquem alguma irregularidade que esteja dentro dos limites aceitáveis, os proprietários são orientados para tomarem as medidas necessárias, mas nos casos extremos de risco eminente à saúde, a interdição é feita imediatamente.
Nos casos de denúncias, é importante que o consumidor exerça sua função e ao detectar algo errado, comunique ao gerente ou proprietário para que o mesmo possa corrigir o problema. Caso isso não seja feito, acione a Vigilância Sanitária. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (22) 2762-0935.