Uma padaria no bairro Visconde de Araújo foi fechada, nesta segunda-feira (8), por uma equipe da Coordenadoria de Vigilância Sanitária da prefeitura, depois de ter sido flagrada infestada de baratas e com alimentos em condições impróprias para a comercialização e o consumo.
As péssimas condições de higiene do estabelecimento foram constatadas durante uma fiscalização de rotina dos agentes, cujo trabalho visa reduzir os riscos à saúde da população. Os alimentos encontrados foram apreendidos pelos fiscais e inutilizados em seguida. Os proprietários da padaria foram informados das adequações e outras providências requeridas que devem ser feitas nas instalações, para melhor receber os clientes.
A Vigilância Sanitária informou que o estabelecimento só poderá ser reaberto após cumprir todas as exigências de acordo com as normas de higiene. Ainda não há, portanto, prazo para a sua reabertura. A interdição da padaria vai levar o tempo necessário até que os fiscais façam nova inspeção no estabelecimento. A Vigilância Sanitária é o órgão de proteção à saúde no município.
As baratas são uma praga urbana, com muitas espécies diferentes, e transmitem pelo menos 13 tipos de doenças ao ser humano. Para eliminar as baratas, só com boa limpeza dos cômodos, principalmente em locais onde há exposição ou fabricação de alimentos, bem como de ralos, caixas de gordura, banheiro e evitando acumular o lixo. Além desses cuidados básicos, é necessário fazer uma desinsetização do espaço pelo menos a cada três meses.