logo

Vigilância Sanitária inspeciona hospitais e clínicas com internação

02/02/2016 09:52:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: João Barreto

Programa “Coleta de Medicamentos Vencidos” alcança 23.837 caixas de medicamentos com a data de vencimento ultrapassada

Prestes a completar dois anos de atuação, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Macaé (AMVISA) se consolidou, ampliando seu papel regulatório e educativo, e manteve suas ações de controle sanitário, alcançando objetivos como a maior celeridade nos serviços prestados. A comemoração já começa com uma novidade: desde janeiro desse ano, o órgão pode inspecionar e licenciar hospitais e clínicas com internação. Antes, o trabalho era feito apenas pela Secretaria Estadual de Saúde, mas, uma capacitação realizada no primeiro semestre de 2015, resultou na descentralização das ações de alta complexidade e trouxe maior autonomia para 2016.

- A descentralização das ações de alta complexidade vem coroar o bom trabalho realizado por esta agência desde sua criação, além de ser de fundamental importância para o município, uma vez que dará maior agilidade ao processo de licenciamento dos hospitais e clínicas com internação aqui instalados - informa o diretor-presidente da AMVISA, Bruno Paes.

Com a atuação maciça do órgão macaense, 90% dos estabelecimentos no município já foram inspecionados, totalizando 20.297 visitas. No ano passado, foram realizadas palestras e treinamentos, que capacitaram 1.107 pessoas, entre profissionais do setor regulado, empresários, população e novos servidores.

O diretor administrativo da AMVISA, Thiago Camargo Elias, explica que este número demonstra que o órgão tem obtido maior rapidez nos licenciamentos, porém sem perder seu foco principal, que é a prevenção à saúde e a orientação de consumidores e fornecedores de produtos e serviços.

E o trabalho da equipe não para. Nas áreas de alimentos e de saúde, por exemplo, são realizadas aproximadamente 1,7 mil inspeções mensais. Só em 2015 foram cadastrados o licenciamento sanitário de 1.012 estabelecimentos ou profissionais, um aumento de 34% nas licenças emitidas, em relação a 2014.

Em todo ano de 2015 foram realizadas apenas 58 interdições sanitárias, número considerado baixo, segundo Croif Ramos Monteiro, diretor de Alimentos da AMVISA-Macaé. Ele explica que os responsáveis pelos estabelecimentos estão mais conscientes e informados e empresários e profissionais têm procurado o órgão para se adequarem à legislação.

Em 2015, foram realizadas 901 análises na água fornecida no município. Dentre os parâmetros analisados estão: o cloro residual livre, a turbidez, e os coliformes totais. Mas o diretor de Saneamento do órgão, Denilson Joaquim Neto, ressaltou que, de maneira geral, a água fornecida é de boa qualidade e atende aos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

MEDICAMENTOS VENCIDOS - O programa de “Coleta de Medicamentos Vencidos” alcançou, em 2015, números bem significativos. Foram coletadas 23.837 caixas de medicamentos com a data de vencimento ultrapassada. Quando descartados incorretamente, podem poluir o meio ambiente e trazer graves problemas.


Fotos Relacionadas