Vigilância Sanitária interdita mais três estabelecimentos

14/10/2013 19:11:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

A equipe da Vigilância Sanitária em ação: três interdições em um único dia

Desde o início deste ano, as ações da Coordenação de Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde de Macaé foram intensificadas visando assegurar a integridade dos consumidores. Nesta segunda-feira (14), a Divisão de Alimentos interditou três estabelecimentos, sendo um fast food, uma pizzaria, localizados no principal shopping da cidade, e um supermercado de grande porte. A falta de higiene foi a irregularidade comum entre os estabelecimentos.

Nos últimos 45 dias já foram interditados mais de 10 estabelecimentos entre farmácias, lanchonetes, restaurante e pizzarias. A equipe de fiscalização faz em média mil visitas por mês, incluindo atendimento de denúncias, trabalho de rotina e regularização. A interdição dos estabelecimentos só é feita em caso de não atendimento às medidas indicadas pelos fiscais, caracterizando risco iminente à saúde.

Supermercado – Atendendo denúncias protocoladas na Vigilância Sanitária, na última semana, sobre as más condições de higiene e produtos vencidos no supermercado, dez fiscais foram designados para averiguar a reclamação.

Na grande empresa do ramo de atacado e varejo, localizado no bairro Barreto, foram inutilizados e descartados cerca de 200 quilos de produtos.

Os fiscais encontraram diversas irregularidades como produtos com prazo de validade expirado, fezes de roedores e insetos, como também a presença dos mesmos, mercadorias impróprias com embalagens roídas e muita sujeira. Os problemas foram detectados no setor de venda e no depósito do supermercado.

Os responsáveis pela empresa terão 24 horas para comparecer a sede da Vigilância Sanitária com um cronograma de ações que serão executadas de acordo com a legislação sanitária vigente e o código de defesa do consumidor, além da dedetização de todo estabelecimento.

Mais interdições – Uma loja de uma franquia especializada em frango frito, que foi interditada em abril deste ano, apresentou novas irregularidades na visita dos fiscais. O comércio, na primeira interdição, ficou aproximadamente 20 dias fechado para atender as exigências da vigilância. Desta vez, foram identificadas problemas de higiene, e de organização do setor de estoque, além da presença de insetos.

Já na pizzaria, também localizada na praça de alimentação do shopping, foram constatados problemas de limpeza e de estrutura inadequada para o comércio. A reabertura dos estabelecimentos só acontecerá depois que todas as medidas exigidas forem cumpridas e os fiscais realizarem nova inspeção.