Vigilância Sanitária interdita restaurante e lanchonete nesta segunda-feira

07/10/2013 18:31:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Em uma fiscalização de rotina nesta segunda-feira (07), a Coordenação de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Macaé, interditou dois estabelecimentos de alimentos: um restaurante de comida japonesa e uma lanchonete.

De acordo com o chefe da Divisão de Alimentos, Croif Monteiro, os fiscais já haviam notificado os proprietários do restaurante quanto as melhorias e adequações que deveriam fazer no estabelecimento. Para isso foi dado um prazo, que acabou não sendo respeitado.

Entre as irregularidades encontradas estavam problemas de higiene nas instalações e equipamentos e condições estruturais inadequadas, como a falta de revestimento da cozinha. O restaurante, que fica localizado no bairro Sol y Mar, só poderá retomar suas atividades após o cumprimento das determinações.

Lanchonete - O setor de fiscalização da Vigilância Sanitária já havia recebido diversas denúncias quanto a higiene do local e a presença de insetos, mas não foi encontrado nenhum problema nas visitas anteriores.

Na visita desta semana, porém, os fiscais evidenciaram irregularidades como a falta de higiene e a grande quantidade de insetos no interior da loja e nos equipamentos. Foi necessária a interdição total da lanchonete, que fica localizada em um shopping da cidade.

Ações - O setor de divisão de alimentos realiza diversas visitas por mês entre fiscalização de rotina, atendimento de processo (regularização) e reclamações. A interdição dos estabelecimentos só é feita em caso de não atendimento das medidas indicadas pelos fiscais, caracterizando risco eminente à saúde.

Quando há interdição, a violação de Rótulo de Interdição ou não atendimento às determinações da Vigilância Sanitária configuram Infrações Sanitárias com sanções administrativas, incluídas as aplicações de advertências e multas, podendo configurar crimes como resistência, desobediência e desacato.

O mesmo só pode ser retirado pela autoridade sanitária. Denúncias podem ser feitas pela população através do telefone (22) 2762-0935.