Com o objetivo de garantir segurança da população em relação ao consumo de alimentos durante o período de Carnaval, as Coordenadorias de Vigilância Sanitária e Posturas de Macaé estão fazendo um trabalho integrado de orientação aos ambulantes cadastrados, que irão atuar nos pontos de folia.
De acordo com o coordenador técnico da Vigilância Sanitária, Ângelo Luz, os fiscais ficarão na quinta (27) e sexta-feira (28) de plantão na Coordenadoria de Posturas, para que no ato de confirmação de credenciamento dos ambulantes, eles recebam o documento com as normas sanitárias de higiene para alimentos, bebidas e similares em festas e eventos populares.
Ele acrescenta que, durante o período de Carnaval, os ficais da Vigilância Sanitária irão inspecionar as barracas e verificar se os ambulantes estão atendendo as exigências da lei. “Estamos fazendo um trabalho educativo, com orientação e distribuição de cartilhas, visando às boas práticas de comercialização e manipulação de alimentos”, disse.
A lei estabelece que todos possuam atestado de saúde, usem uniformes de cor clara, água mineral para preparo de alimentos, e gelo filtrado para uso em bebidas. Os alimentos devem ser mantidos protegidos e nas embalagens originais com rótulos devem constar dados dos fabricantes, datas de fabricação e validade. Deve haver também nota fiscal diária de aquisição de água mineral para confecção de alimentos.