A fiscalização da divisão de alimentos da Vigilância Sanitária interditou, nesta sexta-feira (19), uma loja de uma franquia especializada em frango frito, localizada na praça de alimentação de um shopping da cidade.
Os fiscais estiveram no estabelecimento na terça-feira (16) atendendo a uma reclamação de um consumidor. Eles constataram que a queixa era procedente. Encontraram insetos mortos e vivos no ambiente e problemas de falta de organização e higiene dos equipamentos, especialmente no estoque. A equipe fez o registro fotográfico e lavrou a fixação dos rótulos de interdição do estabelecimento, que foi imediatamente fechado.
Na quinta-feira (18), os fiscais retornaram ao local a pedido dos responsáveis pela empresa. Entretanto verificaram que as exigências ainda não haviam sido atendidas. Em consequência disso, as atividades comerciais da fast food permanecem paralisadas, até que sejam processadas as medidas necessárias.
Desde o início deste ano, as ações de vigilância sanitária foram intensificadas pela prefeitura para garantir a segurança alimentar dos consumidores. A divisão de alimentos realiza em média mil visitas por mês, entre fiscalização de rotina, atendimento de processo (regularização) e reclamações. A interdição dos estabelecimentos só é feita em caso de não atendimento às medidas indicadas pelos fiscais, caracterizando risco iminente à saúde.
A violação de rótulo de interdição ou não atendimento às determinações da Vigilância Sanitária configuram infração sanitária com sanções administrativas, incluídas as aplicações de advertências e multas, podendo configurar crimes como resistência, desobediência e desacato.