A Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa), vinculada à Secretaria de Saúde, realizou, na manhã desta quarta-feira (13), o segundo curso de qualificação sobre “Selo de Qualidade da Higiene”, no auditório do Paço Municipal da Prefeitura de Macaé.
O coordenador Especial de Vigilância Sanitária, Ricardo Salgado, ressaltou a importância dos estabelecimentos, que atuam na área de alimentos, investirem na qualidade dos seus produtos.
“Fico feliz que antes a nossa coordenadoria procurava os estabelecimentos, mas agora são eles que nos procuram para buscar orientação e esse trabalho que realizamos contribui muito para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Queremos realizar um trabalho de forma transparente e que todos possam manter o selo de qualidade de forma constante”, pontuou.
Ele acrescentou ainda que o intuito da coordenadoria é educar, orientar, já que multa e a punição são os últimos recursos utilizados, caso o estabelecimento não esteja cumprindo com as normas previstas na legislação.
Ricardo ressaltou também a parceria com o curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé), que tem contribuído nesse processo educativo pelos projetos desenvolvidos pela Vigilância Sanitária.
A representante do curso de Nutrição UFRJ/Macaé, professora Ingrid Annes, contou que o projeto sobre qualificação dos alimentos teve início em 2014. “É uma oportunidade de troca de saberes e oportunidade de crescermos juntos, para que possamos colaborar na construção da qualidade e certificação dos estabelecimentos, contribuindo para impulsionar o município”, disse.
A superintendente Estadual de Vigilância Sanitária e autora do “Guia para Categorização de Serviços de Alimentação”, Jacqueline Toledo Hosken, disse que é importante esclarecer os 51 itens de avaliação e também esclarecer a categorização.
“É um avanço que as vigilâncias sanitárias tiveram em todo país nos serviços alimentares. O empresário que investe na qualidade do alimento ganha e a população também que pode escolher qual o estabelecimento está de acordo com as condições sanitárias”, explicou.
O técnico da Vigilância Sanitária de Macaé, Hélio Márcio Porto, conta que já teve oportunidade de ver esse projeto nos Estados Unidos e quis trazer para o município. “Conheci como funciona o selo de qualidade há 10 anos e se é difícil para os empresários e acadêmicos implementarem essas normas, a fiscalização também enfrenta dificuldades. Queremos trabalhar com transparência e a categorização é uma tendência em todos os estabelecimentos”, ressaltou.
O encontro contou também com a representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtali, que reforçou a importância de se investir em qualidade nos alimentos. “A orientação é muito importante e a punição a esses estabelecimentos deverá ser utilizada em último caso”, enfatizou.
A professora do curso de Nutrição e do Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Franciscana - RS, Ana Lúcia de Freitas Saccol, abordou o assunto no formato online.
Serviço
A sede da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa), fica localizada na Rua José de Aguiar Franco, 2150,Costa do Sol. Mais informações pelo telefone (22) 2762-0935 e (22) 2759-2926 ou por meio do email: visa@macae.rj.gov.br. O atendimento ao público é das 8h às 17h.