Foto: Cartaz do evento
Evento acontece nesta quarta-feira no Paço Municipal
Em Macaé, a política de enfrentamento à violência sexual contra menores ganhará mais um reforço nesta quarta-feira (18), com a realização do 1º Seminário Sobre Violência: Avanços e Desafios para a Construção da Política de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A programação é da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, da prefeitura.
O evento, que acontece no Paço Municipal, das 9h às 17h, visa avançar na construção de políticas públicas, segundo informou a psicóloga Maria Lusia Sarubi de Mello, responsável pelo seminário.
- Vamos falar sobre os avanços que já temos na área e o que ainda falta alcançar, após termos realizado um fórum com esse recorte. Entre os avanços estão a qualificação dos dados, a capacitação de rede temática, construção de fluxograma. De 2013 para cá, aumentou o número de notificações de casos. Moramos em uma área de exploração de petróleo, o que torna Macaé propensa a esse tipo de violência - explicou Maria Lusia, que é coordenadora da Área Técnica.
Lusia ressaltou que os casos são notificados pela rede do SUS. "É algo delicado. Geralmente, quando há identificação de casos de violência em alguma unidade de saúde do SUS, aí é que são notificados. Vamos ter um tempo no seminário para falar sobre a não notificação, essa questão de se manter camuflado. A partir desse levantamento de dados, podemos conseguir estratégias", afirmou.
Saúde mental - A humanização do atendimento à vítima de violência sexual é uma das bandeiras defendidas por Lusia, visto que é um tratamento de urgência e que esse assunto deve ser colocado em discussão.
- Principalmente por conta das DST´s, é necessário um atendimento urgente. Mas é preciso também um acompanhamento psicológico. A legislação é farta quanto a isso. O atendimento tem que ser médico, psicológico e com assistente social. Nesse seminário vamos falar sobre encontrar uma via menos agressiva para que a vítima tenha o mínimo de impacto possível e vamos apresentar avanços como a qualificação de dados, capacitação da rede temática e construção de fluxograma - disse.
O Seminário será realizado em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, HPM, CRA, Núcleo de Saúde Mental, IML.
PROGRAMAÇÃO
9h às 9h15 - Abertura.
9h15 às 10h – Palestra: Impactos da violência sexual na saúde mental de crianças e adolescentes. Palestrante: Dra. Maria Luiza Bustamante Sá. Psicóloga. Doutora em Violência pela UFRJ, Ex-chefe do Setor de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia da UERJ.
10h às 10h15 – Coffee break.
10h15 às 12h - Mesa Redonda: O acolhimento. Desafios na prevenção de agravos.
Conselho Tutelar: Sandra de Nazaré Maia da Silva, Conselheira Tutelar e Stênio Barcelos Cardim, Conselheiro Tutelar.
HPM – Camila Butinholi- Psicóloga.
Centro de Referência do Adolescente – Tatianne Alvarenga Fragoso - Psicóloga.
Núcleo de Saúde Mental – Valter da Silva Figueiredo – Psicólogo. Coordenador.
IML – Fernanda Paula – Médica.
CREAS - Edileny Villaça – Assistente Social, Camila Saraiva -Assistente Social.
Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes – Maria Lusia Sarubi de Mello – Psicóloga - Coordenadora.
12h às 13h - Debate.
13h às 14h – Hora do almoço.
14h – Mesa Redonda: Avanços e desafios na Construção da Política de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes.
O abuso sexual e o silêncio da família e da sociedade - Maria Luiza Bustamante Sá. Psicóloga. Doutora em Violência pela UFRJ, Ex-chefe do Setor de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia da UERJ.
O papel da Vigilância de Violências neste contexto. Maria Lusia Sarubi de Mello – Psicóloga – Especialista em Gestão em Saúde Pública pela UFF Coordenadora da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes.
O papel do CMDDCA no fortalecimento das políticas? Marcelo Mauricio dos Santos – Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
16h às 16h45 - Debate.
16h45 às 17h – Coffee Break.
SERVIÇO
Data: 18/05/2016 (quarta-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório do Paço Municipal
Avenida Presidente Sodré, 534, Centro, Macaé.