logo

Violonista Moacyr Teixeira faz única apresentação no Teatro Municipal

07/03/2008 17:33:33 - Jornalista: Andréa Lisbôa

Considerado um dos talentos do violão no Brasil, o capixaba Moacyr Teixeira Neto, fará única apresentação nesta sexta-feira (7), às 20h30, no Teatro Municipal de Macaé, numa promoção da Sociedade Musical Macaense e Fundação Macaé de Cultura. Os ingressos são vendidos na bilheteria do teatro, av. Rui Barbosa, 780, no Centro da cidade, a partir das 9h, por R$ 20. Estudantes e pessoas com idade acima de 60 anos têm desconto de 50%. O telefone para informações é 2772-4831.

Reconhecido no meio artístico, Moacyr Teixeira se apresentará no Teatro Municipal de Macaé totalmente reformado. A prefeitura realizou obras no local, oferecendo ao público, melhor acústica, iluminação cênica e acesso para deficientes físicos e pessoas obesas, além de mais segurança e conforto.

Moacyr conta com um destacado currículo musical: Prêmio de Melhor Intérprete Capixaba no V Concurso Nacional Villa-Lobos, 1° lugar na prova ao Mestrado em Música da UFRJ (1994), 1° e 2° Lugares respectivamente no V e VI Concurso Nacional Souza Lima, 1994/1995 (SP), semifinalista do Concurso do “Festival 20 Anos do Teatro João Caetano do Rio de Janeiro”, bolsista selecionado para Programa Virtuose, 1998 (MEC) e Prêmio Destaque da Cultura Capixaba” (1999/2000/2001/2006).

O violonista é bacharel pela Fames e mestre em Música pela UFRJ. Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, João Pessoa, Brasília e Belo Horizonte, além de cidades do Paraguai e Espanha já receberam esse espetáculo. Como professor convidado, esteve nos Seminários Capixabas de Violão; Femúsica, em Campos dos Goytacazes, no Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, e na Mostra Fred Schneite, no Rio de Janerio, tendo seus alunos já despontando em concursos de violão pelo Brasil.

Em 1995, foi convidado para estrear juntamente com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, o inédito “2° Concerto Op. 160” de Mario Castelnuovo-Tedesco e em 1998 apresentou, na íntegra, a “Fantasia para un Gentilhombre”, do compositor espanhol Joaquin Rodrigo. Para ele já foram dedicadas obras de importantes maestros como Carlos Cruz, Ricardo Tacuchian, Maurício de Oliveira entre outros.

Foi Bolsista em 1994 nos XXXVII “Curso de Música en Compostela” (Espanha) e representante do Brasil no “Festival Internacional de Guitarra Augustin Barrios” (Paraguai). É professor e diretor da Acordes Centro de Música e Artes e da Faculdade de Música do ES, onde também é Coordenador de Cordas Dedilhadas. Lançou em 1998 o livro “Música Contemporânea Brasileira para Violão”, constituindo-se numa obra única da literatura do violão brasileiro.

Atuou nos conceituados Duo Paganini, de violão e violino e no Duo Teixeira-Mayer de violões, formação premiada e pela qual lançou o CD “Imagens Brasileiras” (1999). Lançou, em 2001, o CD "Embolada" com obras para Violão e Trompete. Em 2003, foi produtor artístico e intérprete do CD "Documentos da Música Capixaba para Cordas", obra elogiada pelo caráter de pesquisa da música capixaba. Em 2006 lançou seu novo CD solo “Gravuras do Violão”, numa homenagem a história do violão.