A visita do príncipe Andrew Albert Christian Edward, Duque de York, a Macaé fortaleceu os laços comerciais entre o município e o Reino Unido. Durante almoço com representantes de cerca de 20 empresas britânicas já instaladas na cidade, foi levantada a possibilidade de se criar uma sociedade de empresas britânicas e brasileiras do setor offshore, sediadas em Macaé. “Isso ratifica a importância de Macaé no cenário internacional de petróleo e gás, além de significar novas oportunidades de investimentos na cidade”, comentou o prefeito.
De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, e o coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, a idéia é unir forças para estimular o desenvolvimento do mercado interno, e também promover exportações para o mercado de Angola. “Já temos um bom relacionamento com o mercado angolano, fruto da viagem de negócios que fizemos em 2005”, comentou Gurgel.
Durante o almoço, os próprios empresários britânicos sugeriram a realização de uma conferência no Reino Unido sobre a possibilidade de parcerias e apresentação das potencialidades comerciais de Macaé, idéia que foi apoiada pelo príncipe Andrew.
- A visita do príncipe ainda terá diversos desdobramentos positivos para a economia local. Já abrimos uma ótima porta de relacionamento com as empresas britânicas”, comentou o prefeito. O coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura,destacou que Macaé tem boas possibilidades de melhorar a sua logística operacional, o que hoje é uma das grandes dificuldades das empresas. “Temos projetos como a implantação do Porto Seco e a construção de um novo porto marítimo. Mas isso depende também de apoio da iniciativa privada”, comentou Adolpho, que já articulou encontros com empresas britânicas instaladas em Macaé para discutir o assunto.
Visita mobilizou a cidade
A visita do príncipe Andrew mobilizou Macaé desde cedo. A comitiva britânica chegou à cidade por volta das 11h. Do Aeroporto, o grupo seguiu para o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). No caminho, uma surpresa para o príncipe: cerca de 500 alunos de escolas municipais saudaram a comitiva com bandeirinhas do Brasil e da Inglaterra.
No Macaé Centro, o príncipe foi recebido pelo prefeito Riverton Mussi, que estava acompanhado da primeira dama, Márcia Moraes, e de secretários municipais. Simpático, o príncipe quis saber detalhes do cotidiano de Macaé, perguntando ao prefeito sobre o número de estrangeiros residentes no município – cerca de 10% da população – e sobre a possibilidade de a cidade crescer ainda mais. O prefeito falou sobre as prioridades de investimentos em infra-estrutura, como obras de saneamento e urbanização, e a preocupação em preparar a economia local para a era pós-petróleo. “Daí a nossa preocupação em atrair cada vez mais investimentos”, disse o prefeito ao príncipe.
Do Macaé Centro, o grupo seguiu para o Hospital Público Municipal para a inauguração do Centro de Educação Médica Continuada e Telemedicina, fruto de parceria com o serviço de saúde britânico. Depois do almoço, a comitiva seguiu para a sede da Petrobras na Bacia de Campos, na Imbetiba, onde o gerente geral da Unidade de Negócios, Carlos Eugênio Resurreição, apresentou palestra sobre o dia a dia da exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos. Para marcar a visita, o príncipe e o prefeito plantaram uma muda de pau-brasil, na praça que celebra os 30 anos de atividades da Petrobras na Bacia de Campos.