O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, está percorrendo a cidade nesta quarta-feira (11) para verificar a situação dos bairros com a chuva, principalmente das áreas que foram atingidas pelo temporal do último dia 2. Dr. Aluízio esteve no Morro de Sant’Anna, na comunidade conhecida como “Corte”, abaixo da ladeira do Sant'Anna, onde houve deslizamento de terra na semana passada. Equipes da Defesa Civil estão no local, alertando os moradores que se encontram em áreas de risco para que deixem suas casas e procurem abrigo.
O objetivo da prefeitura é garantir a segurança dos cidadãos. Além da área central, a Região Serrana está sendo monitorada. A previsão é que o mau tempo continue até a próxima semana.
A prefeitura tomou medidas para socorrer a população em caso de necessidade e montou uma base operacional da Defesa Civil na Praça Washington Luís. Além de contar com estrutura para abrigar pessoas, em caso de necessidade, no estádio Claúdio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, e no Centro de Convenções.
O governo municipal adverte a população quanto aos pontos mais críticos do município e que podem ser mais afetados pela forte chuva. São eles: Novo Cavaleiros, Aroeira, Riviera II, Centro (nas adjacências da igreja Nossa Senhora de Fátima e da Rua Teixeira de Gouveia), Campo do D'Oeste, Imboassica e Sol Y Mar. De acordo com a secretaria de Obras e Defesa Civil, o escoamento da água pluvial está sendo rápido.
A Defesa Civil está com cinco equipes atuando em vários pontos da cidade. Três equipes estão monitorando e atendendo aqueles que moram nas proximidades de encostas. A intenção é alertar a população sobre os riscos que os moradores estão correndo. As áreas com maior risco de deslizamento são o Morro de Sant'Anna, Morro do São Jorge, Novo Cavaleiros e Ajuda.
Aulas – As escolas municipais estão tendo aulas normalmente. A Secretaria de Educação pede aos pais e responsáveis que tenham atenção redobrada nos pontos que foram atingidos com a chuva da tarde desta quarta-feira (11).
Desabrigados – O número de desabrigados em Macaé, por conta do temporal do dia 2 e da chuva de hoje, é de 110 pessoas. Eles estão abrigados no Cemaia da Virgem Santa e no Estádio Moacyrzão.
A Prefeitura reitera o apelo para que as pessoas que estão em áreas de risco deixem suas casas e procurem abrigo seguro com parentes e amigos. Quem não tiver para onde ir deve procurar a Defesa Civil na Praça Washington Luís.
Em caso de emergência ligar para a Defesa Civil pelo 199.