Foto: Arquivo Secom
Este ano letivo se inicia com exclusiva atuação de professores concursados
Nesta segunda-feira (18), aproximadamente 35 mil estudantes da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio da rede pública municipal estão sendo aguardados nas 106 unidades pela equipe da Educação. São cerca de quatro mil novos alunos na rede pública municipal. Eles serão recepcionados com seus responsáveis, que vão ser convidados a conhecer o espaço escolar. Este ano letivo se inicia com exclusiva atuação de professores concursados. Outra novidade é que mais de 80% das unidades já passaram por manutenção corretiva e preventiva.
A expectativa é que até o início das aulas, todas as escolas tenham recebido limpeza de caixas d´água, cisternas, fossas, caixas de gordura, capina, manutenção corretiva e preventiva de rede elétrica e também da hidráulica e ainda, a muito solicitada pelos diretores: retirada de material inservível. O cumprimento desses sete itens neste prazo foi um dos compromissos do novo governo para a educação.
A prefeitura também viabilizou pequenas construções, reconstruções, reformas, ampliações e manutenção das edificações de toda a rede. Os problemas estruturais nas unidades de ensino somente são considerados como solucionados após a aprovação do diretor das escolas dos serviços solicitados.
Além disso, trinta escolas vão passar por reforma geral até o final do primeiro semestre deste ano e a Escola Municipal de Educação Infantil Leda Maria Lêdo Esteves, no Centro, será entregue à comunidade totalmente reformada já no início do ano letivo.
As equipes docentes estão atuando nas escolas desde o dia 1º de fevereiro. No dia 4, todos os servidores da Educação foram recepcionados no Encontro Municipal de Profissionais da Educação, que foi seguido de diversas oficinas de capacitação até o dia 7. Neste ano, não houve contratação de professores para atuarem na rede. Todos os cerca de 3.500 são concursados.
No primeiro dia de aula, os alunos serão recepcionados junto com suas famílias. A proposta do prefeito Dr. Aluísio é que a direção das escolas municipais abram as unidades escolares aos responsáveis. Eles serão convidados a conhecer todos os espaços, os recursos e também os professores e as equipes pedagógica e gestora. Os pais serão sensibilizados a comparecerem às reuniões que, posteriormente, vão ser marcadas para opinarem e se aproximarem da vivência escolar dos estudantes. Eles vão ser motivados a proporcionar uma rotina de estudos aos filhos.
Especialmente os responsáveis por alunos em processo e alfabetização serão chamados à escola para conhecerem o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. A proposta do novo governo de realizar uma gestão democrática passa pela proximidade da família à escola para que essa possa opinar sobre o cotidiano escolar.
As condições para entrada da família na escola são criadas. Diversas atividades que congregam família, alunos, equipe de profissionais da escola e a comunidade já estão projetadas pelas equipes das unidades de ensino.