Volta às aulas: acolher os profissionais é essencial para a retomada

02/02/2023 10:59:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

O município atende cerca de 42 mil alunos


“O cuidado de si como condição para o cuidado do outro” foi tema do encontro motivacional que reuniu os cerca de 200 servidores que compõem as sete superintendências da Secretaria de Educação, nesta quarta-feira (1º), na Cidade Universitária. A proposta foi acolher os profissionais para que eles estejam bem consigo mesmo e consigam ter um olhar diferenciado para o colega de trabalho e consequentemente tenham melhores condições de identificar e acolher a criança ou adolescente. A palestra foi ministrada pelo professor doutor em educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Ailton Dias de Melo, em parceria com o programa livros didáticos da FTD Educação.

De acordo com a Secretária de Educação, Leandra Lopes, não adianta cobrar algo de um profissional que não está bem, por isso é fundamental trabalhar o emocional e acolhê-lo com carinho e atenção. “Vamos iniciar mais um ano letivo e muitas são as nossas responsabilidades tanto para os nossos alunos, como para os profissionais. Afinal, fazemos parte da gestão que norteia 106 escolas municipais e que atende 42 mil alunos”, destacou Leandra Lopes.

Uma dessas profissionais de destaque e que entende o significado da palavra acolher é a Bell Martins (51). Atualmente, a profissional é Superintendente de Educação Inclusiva e Social. “Proporcionar ao aluno momentos agradáveis de aprendizagem e de desenvolvimento são fundamentais para que o ano letivo seja concluído com êxito. Mas, olhar pra dentro e colher o aluno, a família e até mesmo o profissional que divide o ambiente escolar com você, significa respeito, afeto e amor. E só assim a gente conclui o período com a sensação de dever cumprido. Acolher faz parte da minha essência, mas relato aqui que também já fui acolhida por um aluno. Eu nunca vou esquecer daquele braço”, pontuou Bell Martins.


“Quando o mundo digital avançou com tantas tecnologias diziam que nós seres humanos iríamos reduzir as demandas. Ao contrário, nos tornamos escravos delas. Precisamos ter cuidado conosco, senão não poderemos cuidar do outro. Estamos o tempo todo tentando compensar o que achamos que não fizemos. O ócio virou quase um ato de flagrante criminal. A gente sente angústia se não estivermos produzindo alguma coisa, nos culpamos e nos punimos por não ter feito. Estamos diante do desafio da vida autêntica, da realidade não instagramável. O que você tem feito por você?', destacou Ailton durante sua palestra.

As superintendentes da Educação Infantil, Mariana Duarte, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Eliane Salgado, Anos Finais e Médio, Odilane Pinto, Inclusiva e Social, Janaina Pinheiro, Integrada, Waleska Freire, Gestão Democrática, Luiziane Luzitano e Administrativa, Aline Bittencourt; receberam os colegas das suas respectivas equipes com distribuição de brindes e mensagens motivacionais.


Fotos Relacionadas