Entusiasmo e expectativa tomaram conta dos corredores, dos pátios, das salas de aula e das quadras das 106 unidades da Rede Municipal de Ensino de Macaé. Os 42 mil alunos matriculados no Ensino Médio (oferecido na região serrana), no Ensino Fundamental e na Educação Infantil (com exceção do Maternal) voltaram às aulas, nesta segunda-feira (5), com o início do ano letivo 2024.
As crianças da Educação Infantil passarão por período de adaptação escolar até sexta-feira (9), com aulas em horários diferenciados. Já as do Maternal 1 e do Maternal 2 começarão a frequentar a escola após o Carnaval. Entre as novidades deste ano para estudantes do Ensino Fundamental está uma maleta de livros paradidáticos para estimular o hábito de leitura.
“Nesta primeira semana de aulas, o aluno vai se ambientar na escola. Haverá apresentação dos professores e da proposta pedagógica para o ano letivo, elaborada por cada unidade de ensino. Faremos ainda a entrega dos materiais e de uma maleta de livros paradidáticos para alunos do Ensino Fundamental. Também montamos recursos de tecnologia nas escolas, como lousas interativas em mais salas de aulas e os tablets”, destaca a secretária de Educação, Leandra Lopes.
A aluna do 9º ano da Escola Municipal Olga Benário Prestes, no Barreto, Cielo Vasquez, não esconde a sua empolgação. “Estou com muita expectativa para este ano, porque ano passado foi muito bom, com muitos projetos, e eu participei de vários. A Escola Olga Benário é muito boa em termos de ensino e de organização. Tudo é muito arrumado e há muito comprometimento. Gostei do primeiro dia de aula”, frisou.
“O primeiro dia foi bom e conhecemos alguns professores. Estou ansiosa para este ano letivo e para conhecer as matérias, porque tem muitos projetos e atividades legais”, confirma a estudante do 8º ano da escola, Maria Gabriela Magalhães.
A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Profa. Elisa Maria Silva de Azevedo Portugal, no bairro Jardim Franco, Vera Lúcia Caldas, ressaltou as novidades para este ano letivo. Esta escola tem 169 crianças entre 2 e 5 anos de idade matriculadas.
“Estamos inaugurando a sala de recursos multifuncionais e a cozinha experimental, montadas com recursos municipais e federais e idealizadas pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. A cozinha experimental desenvolverá hábitos saudáveis nas crianças, através do manuseio de utensílios e de alimentos. É uma maneira de apresentar recursos e dinâmicas prazerosas. A sala de recursos multifuncionais atenderá às necessidades especiais de algumas crianças. Há uma professora específica para atendê-los em horários diferenciados. Começaremos com doze crianças e estenderemos a alunos do entorno da escola”, disse.