Foto: Divulgação
Poemas sobre mulheres foram declamados no sarau A Voz da Mulher, e marcaram a celebração dessa data
A poesia tomou conta do Hotel de Deus, na tarde da última segunda-feira (8), como parte da programação da prefeitura pelo Dia Internacional da Mulher. Poemas sobre mulheres foram declamados no sarau A Voz da Mulher, e marcaram a celebração dessa data. A proposta foi da Secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade, sendo uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas Sociais e Igualdade em parceria com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).
O sarau poético reuniu poemas de Conceição de Maria, Isabella Ingra, Mônica Braga, Rosane Carvalho, Adriana Bacellar, Babu Galvão, Carla Pereira e Suely Rangel, dentre elas, cinco são servidoras públicas. Os poemas expressaram a invisibilidade da mulher, a violência doméstica, a discriminação de gênero, o machismo e a luta por plenos direitos para a mulher brasileira.
Na ocasião, o secretário da pasta, Mauro Torres, a primeira-dama Quelen Cristina Soares Rezende e a coordenadora do Ceam, Jane Roriz, destacaram a importância da data e da luta pela igualdade na sociedade. “O espaço estará sempre aberto para a arte, onde se faz a diferença no trabalho desenvolvido. Parabéns às poetas e ao belo trabalho em uma data tão importante”, pontuou Mauro.
Para Quelen, primeira-dama e também servidora, a luta da mulher é diária. "Na vida, em todos os momentos, passamos, sim, ainda por situações de discriminação, entre outras. Não podemos desistir. Muito gratificante participar de iniciativas onde nós, mulheres, temos a voz e fazemos a diferença. Nossa luta é diária e todo dia é dia da mulher", disse.
Jane Roriz, coordenadora do Ceam, enfatiza a importância dessa iniciativa, um sarau feito com poetas mulheres. “Momentos assim são importantes para nós que atuamos no fortalecimento da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, principalmente em situação de violência. A Voz da Mulher amplia nosso espaço”, registrou Jane.
A ideia do Sarau surgiu com Conceição de Maria, da Coordenadoria de Políticas Sociais e Igualdade. “Temos mulheres, em Macaé, de letras, força e luta. Então por que não nos juntarmos? O Sarau Voz da Mulher é exatamente isso. A Voz! A Mulher!”, explicou Conceição.