Foto: Rui Porto Filho
A visita ao ponto histórico ocorreu nesta sexta-feira
Uma verdadeira viagem ao tempo. É o que garante o ‘Walking Tour’ Macaé, programação periódica ocorrida nesta sexta-feira (5), que iniciou o roteiro na Igreja de Sant´Anna e despertou olhares atentos, curiosidade, sorrisos e cliques fotográficos. A caminhada guiada destaca pontos relevantes do espaço como a parte externa, contemplação, a capela da igreja, o minimuseu e o cemitério.
Para as próximas edições, os interessados podem se inscrever pelo e-mail: macaewt@gmail.com. A participação é gratuita, sujeita apenas à limitação das vagas. Este mês de abril a visita será na Igreja de Sant´Anna, mas nos próximos meses outros pontos da central da cidade serão incluídos no roteiro. As caminhadas acontecem todas as sextas-feiras, às 15h, guiadas por especialista da Secretaria Adjunta de Turismo.
Nesta sexta-feira, Walking Tour Macaé atraiu um grupo diverso formado por moradores e turistas, amantes da história de Macaé. Na ocasião, a guia de turismo Paloma Rosa, responsável pela condução do grupo, destacou questões e curiosidades que fizeram os olhos dos visitantes brilhar. Entre eles estavam Dayane Batista e a filha Valentina, de oito anos. Natural de Duque de Caxias, a jovem moradora da Serra contou que ficou apaixonada com a visita e que fez questão de se inscrever. “Saímos da região serrana para saber mais sobre Macaé, cidade que depois desta programação com a Paloma , estou ainda mais encantada. O projeto é maravilhoso. Minha filha amou também”, contou.
Da mesma opinião é a orientadora educacional Marlene Morceli, que ao atuar como professora já levou turmas de alunos ao espaço. “No Walking Tour Macaé consegui ter um olhar mais aprofundado de detalhes sobre a história de Macaé. Fiquei sabendo de bastidores. Todos deveriam se inscrever nesta programação. A coordenação está de parabéns”, salientou.
Com o objetivo de tornar mais acessível ao público os locais de relevância histórica, cultural e turística da cidade, o Walking Tour Macaé foi apresentado de uma maneira dinâmica e leve pela guia de turismo Paloma Rosa. Na caminhada, ela expôs questões ligadas ao patrimônio da Igreja de Sant´Anna, apontada por ela como marco zero do aldeamento de Macaé.
Outras questões foram apresentadas como o ano de 1630, a chegada da Coroa Portuguesa, permanência dos índios tamoios, fazendas,, ilhas de Macaé, Villa de Macaé, rio Macaé-Campos e a tão comentada lenda do túnel.Na explanação a guia Paloma também pontua o Forte Marechal Hermes (1.613 - primeiro marco zero), a Igreja de Sant´Anna (1.630) e a importância de Macaé.
"Oferecemos uma experiência que visa o resgate histórico/cultural pelas memórias, e o melhor de tudo, através de uma caminhada leve! Quando caminhamos podemos observar detalhes que ficam escondidos na correria do dia a dia. Esta igreja simboliza a fé, é um local importante pelos tratados e casamentos, além de abranger um colégio, capela e cemitério na área que era um engenho. Sua frente era voltada para o mar, e Nossa Senhora de Sant´Anna foi a primeira padroeira de Macaé.. Estamos muito felizes em receber os visitantes”, ressaltou Paloma.
Vale lembrar que todas as informações são encaminhadas para o e-mail informado no ato da inscrição. Na solicitação é preciso informar o nome completo e a data de nascimento de todos os participantes.
Igreja dos Jesuítas da Fazenda de Santana - Igreja pertencente à antiga Fazenda de Macaé ou de Santana. Foi edificada pelos padres da Companhia de Jesus no século XVIII, na sesmaria que foi solicitada por eles no ano de 1630, para o estabelecimento de um engenho e lavoura canavieira.