Neste sábado (17) acontecem as últimas apresentações do XII Festival de Teatro, que teve início na segunda-feira (12), perfazendo um total de 11 peças infantis e seis para o público adulto. A solenidade de premiação será no domingo (18), às 17h, no Teatro Municipal de Macaé.
Os espetáculos infantis deste final de evento serão “Pelega e Porca Prenha na Mata do Pequi”, às 10h, e “A Bela Adormecida”, às 15h. Às 20h30, acontece a peça adulta “O Judas em Sábado de Aleluia”.
“Pelega e Porca Prenha na Mata do Pequi” mostra a aventura de duas crianças que fogem para a mata com medo de tomar vacina. O texto ganhou o Prêmio de Dramaturgia Funarte 2003 (1º lugar na região Centro Oeste). Encanta pela simplicidade e verdade de sua história, tratando fantasias e momentos mágicos da infância. Um grupo carioca encena o espetáculo.
A segunda peça infantil do dia é a fábula “A Bela Adormecida”. O mundo das fadas que querem salvar a bela princesa, enfrentando a bruxa Malévola e seus monstros, acontece num clima dramático, no qual a sorte da pobre menina está em jogo. Este espetáculo é encenado por atores do Rio de Janeiro.
A última encenação do Festival é a peça “O Judas em Sábado de Aleluia”, escrita em 1844, aborda questões como: autoritarismo, contrabando e a falta de ética no funcionalismo público, além da constante preocupação das mulheres com o casamento. A ação transcorre na casa do cabo de esquadra da Guarda Nacional, onde um soldado está apaixonado pela filha do cabo. Para ver a amada se disfarça de Judas e descobre toda a trama que ocorre na casa. Com humor, o expectador percebe que os problemas éticos do século passado acontecem até os dias de hoje. Este espetáculo vem de Duque de Caxias.