logo

XIII Fórum da Orientação Educacional de Macaé destaca desafios na era digital

07/10/2025 15:05:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho

O Fórum fortalece a importância dos orientadores na Educação

O XIII Fórum da Orientação Educacional de Macaé reuniu profissionais da educação de diversos municípios fluminenses para debater o tema “Educação em Tempos Digitais: Desafios e Possibilidades para a Orientação Educacional”. O evento foi realizado nesta terça-feira (7), no Auditório Cláudio Ulpiano, Bloco A, da Cidade Universitária, das 8h às 17h.

Um dos momentos mais marcantes foi a entrega da carta-compromisso aos participantes, considerada um marco para a categoria. Andréa Carvalho, uma das coordenadoras de Orientação Educacional da rede pública municipal e organizadora do evento junto com Rosinea Chaves, disse que Macaé se destacou como o único município do Estado do Rio de Janeiro a assinar o documento, reforçando seu protagonismo na valorização da orientação educacional.

A superintendente pedagógica da rede municipal, Balade Ayala, ressaltou a importância do encontro: “É um movimento de persistência. A Orientação Educacional é formada pelo coletivo e participar de eventos como este Fórum fortalece a importância dos orientadores na Educação que sempre nos desafia.”

A programação incluiu apresentações culturais como "Brasil, Mostra a Tua Cara”, teatro dos alunos da Escola Olga Benário, dirigido pelo professor de Português Antônio Cardoso e representado por Patrícia Coutinho.

Além de Macaé, o evento reuniu representantes de diversos municípios da região, como Saquarema, Armação dos Búzios, Silva Jardim, Rio das Ostras, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Conceição de Macabu e Araruama.

A palestra de abertura foi ministrada pelo delegado da Polícia Federal de Campos dos Goytacazes, Paulo Cassiano Júnior, que abordou o tema “Pedofilia e Abuso Sexual Infantojuvenil”, dentro do projeto Guardiões da Infância, do Programa Nacional de Prevenção à Criminalidade Cibernética Relacionada à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da PF nacional.

No período da tarde, os debates giraram em torno dos impactos da tecnologia na educação. As especialistas Taís Bento e Roberta Bento conduziram a palestra “A Orientação Educacional e os Desafios da Escola na Era Digital”, seguida pela apresentação “Orientação Educacional in-loco”, com Maria Angélica Nicolau, da Escola Municipal Alvarez Parada.

A carta-compromisso entregue no Fórum é um documento que formaliza o compromisso dos profissionais da área com os princípios, diretrizes e ações que fortalecem a Orientação Educacional no Brasil. Ela representa um marco político e pedagógico para a categoria. O documento foi originalmente construído durante o XI Congresso Brasileiro de Orientadores(as) Educacionais, realizado em julho deste ano, e é promovido pela Associação Brasileira de Orientação Educacional (Aoesc), reunindo propostas e posicionamentos que, entre outras práticas, visam fortalecer o papel da orientação educacional frente aos desafios contemporâneos.


Fotos Relacionadas