logo

XVI Especializada do Mangalarga Marchador de Macaé chega ao fim

16/05/2011 11:54:38 - Jornalista: Marcos Neves Jr. - estagiário

Terminou, no domingo (15), a XVI Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador (Esmmam). A exposição, realizada no Parque de Exposições Latiff Mussi, mostrou que está consolidada como um dos importantes encontros dos criadores e expositores da raça, reunindo aproximadamente 150 animais de diversos estados do país como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Subsecretaria de Agricultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Tecnológico, em parceria com a Associação de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador de Macaé (ACCMMM). Ao final da Exposição, a ACCMMM ofereceu uma motocicleta para ser sorteada entre os apresentadores dos animais.

As grandes atrações da Esmmam foram os campeonatos de raça e de marcha. Durante os dias de exposição, os animais, separados em 32 categorias, foram julgados pelos árbitros, sendo que os mais bem avaliados se classificaram para a grande final de domingo e os campeões somaram pontos para a Exposição Nacional. Os julgamentos são feitos sob critérios morfológicos, que correspondem às características físicas da raça, e de marcha, além de uma prova funcional, que avalia as habilidades de cada animal diante de obstáculos.

O jurado Aluísio Maciel, principal avaliador da Esmmam, elogiou a exposição. “O nível foi excelente. O número de animais foi reduzido por conta da proximidade da Exposição Nacional, mas a qualidade, tanto da organização como das apresentações, foi de altíssimo padrão”, afirmou Aluísio, ressaltando a participação da égua atual bicampeã brasileira das Especializadas. Já Rubens Pessanha, membro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador, destacou o evento entre os melhores deste ano.

O público presente reuniu criadores, proprietários, apreciadores da raça, crianças e até leigos, que foram facilitados pela dinâmica didática dos julgamentos, já que as decisões dos árbitros eram cuidadosamente explicadas. Tal diversidade entre os expectadores, segundo Marcelo Sarzedas, organizador da Esmmam, pode contribuir para a divulgação desse tipo de evento, atraindo mais entusiastas da criação de cavalos e estreitando a relação homem/animal, principalmente ao se considerar a docilidade do Mangalarga Marchador.

Ao encerrar os trabalhos da Especializada, Marcelo reiterou a importância da Esmmam, agradeceu à prefeitura pelo apoio, às secretarias envolvidas na organização e elogiou a estrutura oferecida por Macaé. “Este evento significa uma ótima chance de propagar o negócio equino, que gera tantos empregos Brasil afora, e realizá-lo com a estrutura oferecida por estas instalações do Parque de Exposições é um verdadeiro luxo”, finalizou.