logo

‘Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar o meu nariz’, no TMM, na sexta

15/07/2009 09:41:25 - Jornalista: Eloísa Seadyl

Sexta-feira é dia de diversão e nada melhor que começar a noite com uma peça de teatro. E nesta sexta-feira (17), o Teatro Municipal de Macaé apresenta a peça “Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar o meu nariz”, em única apresentação, às 20h30. O drama é uma livre adaptação da peça Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, dirigida por Ivan Sugahara.

O espetáculo é resultado de uma montagem de conclusão do curso profissionalizante da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), em 2008. O êxito da experiência e o talento dos jovens intérpretes incentivaram o diretor a formar a companhia e a reelaborar o espetáculo para uma temporada de cinco semanas no circuito profissional.

Ivan Sugahara segue à frente da Cia. “Os Dezequilibrados” que tem treze anos de existência e, agora, passa a investir também na formação desse novo coletivo. Formada por 13 atores (o grupo inicialmente tinha 22 alunos), a companhia propõe neste primeiro espetáculo uma releitura contemporânea de Cyrano de Bergerac, com uma linguagem jovem e cômica. Escrita em 1897, a peça é um dos maiores clássicos do teatro francês e mundial, e foi adaptada diversas vezes para o cinema e também para a ópera.

Os personagens, a temática e a forma da peça foram transpostos para os dias de hoje. Os personagens misturam versos clássicos com o linguajar chulo, e a língua portuguesa alterna-se com o francês, o espanhol e o inglês. Em cena, Cyrano ama a sua prima Roxanne desde a infância, mas nunca teve coragem de se declarar por sentir vergonha de seu grande nariz. Roxanne, que gosta de coisas ditas de maneira arrebatada, com elegância e originalidade suspira por Cristiano, jovem e belo, porém pouco brilhante ao lidar com as palavras. Ao saber do interesse dela por Cristiano e sem esperança de conquistá-la, Cyrano resolve ajudá-lo, escrevendo apaixonadas cartas para Roxanne.

Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e custam R$ 30. A classificação do espetáculo é 14 anos.