Estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal de Educação vão fazer, no dia 10 de agosto, véspera do Dia do Estudante, a ‘Prova Macaé 2011’, que é mais um instrumento para o diagnóstico de deficiências de aprendizagem e de ensino para melhor planejamento pedagógico. Essa avaliação integra o ‘Programa de Aprofundamento de Estudos para o 9º ano’, que garante complementação de carga horária nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
A Secretaria de Educação oferece aos alunos das dezoito escolas da rede com turmas de 9º ano dois tempos de aula a mais das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. “O objetivo é o aprofundamento dos estudos e principalmente o desenvolvimento das competências apresentadas pelo Ministério da Educação (MEC) sob a orientação de descritores”, informa o secretário de Educação, Guto Garcia.
Os descritores indicam habilidades a serem avaliadas em cada um dos tópicos dos Objetos de Conhecimento, também propostos pelo MEC. São 37 os descritores de Matemática e 21 os de Língua Portuguesa.
O ‘Programa de Aprofundamento de Estudos para o 9º ano’ foi lançado pelo secretário, no dia 5 de maio, na Cidade Universitária, durante uma reunião de diretores das unidades escolares. Mas as orientações aos docentes para o desenvolvimento dos descritores já são feitas pelos coordenadores de Língua Portuguesa e de Matemática da secretaria desde abril. Algumas unidades implementam o projeto há um mês.
Na terça-feira (21), orientadores pedagógicos, professores orientadores e diretores dessas escolas participaram de uma reunião com coordenadores pedagógicos da secretaria para serem informados sobre a ‘Prova Macaé 2011’ e para conhecerem as novas propostas de trabalho com base nos descritores e no Caderno de Orientação Curricular de Macaé (COC/Macaé). Eles receberam o simulado da ‘Prova Macaé 2011’, que será aplicado em todas as turmas de 9º ano na primeira semana de julho.
Dez descritores de Língua Portuguesa e seis de Matemática serão desenvolvidos em cada uma das etapas do simulado, que serão acompanhadas de cartão resposta. A segunda fase do simulado acontecerá na segunda semana de julho. O simulado é proposto para que os professores desenvolvam posteriormente as questões com seus alunos. Os docentes deverão ainda fazer um registro sobre essa atividade.
“Nossa intenção não é dar nota. O objetivo do simulado é propiciar ao professor se re-planejar e aos alunos se auto-avaliarem”, explica a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Balade Aref. Durante a recepção aos quarenta e nove professores que ingressaram na rede, na última quarta-feira (15), foram distribuídas as orientação da secretaria para que os planejamentos pedagógicos dos docentes tenham os descritores como base. Assim também será formulada a ‘Prova Macaé 2011’
A ‘Prova Macaé 2011’ dos estudantes do 5º ano terá dez questões de Língua Portuguesa e dez de Matemática e a do 9º, vinte questões de cada uma dessas duas disciplinas. A prova seguirá as orientações do MEC, contemplado os descritores, que aparecem dentro de cada tópico de conteúdos ou das ha-bilidades exigidas em ordem crescente de aprofundamento.