Terceira Idade lota curso de Informática no projeto
Para promover integração entre a sociedade e a comunidade acadêmica, teve início esta semana, na Cidade Universitária, no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental (Nupem/UFRJ), no Colégio Estadual Luiz Reid e na Incubadora de Cooperativas, o projeto ‘Verão com Ciência 2011’, uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da prefeitura de Macaé. As 35 atividades gratuitas do projeto já contam com mais de 650 inscritos em até dois cursos por pessoa.
Entre os cursos que tiveram início nesta segunda-feira (7), na Cidade Universitária, está o ‘Informática básica para a melhor idade’, coordenado pela mestre Cristiane Pires Teixeira, com o apoio da instrutora Bacharel em Ciência da Computação, Elaine Sudaia. Vinte vagas foram oferecidas ao público da terceira idade.
O ferroviário macaense aposentado, José Pacheco, aos 78 anos de idade, está tendo seu primeiro contato com a informática através do projeto. “Quem não domina o computador, ficou pra traz”, considera. A professora Vânia Paes, 58 anos, concorda com ele e ressalta a necessidade de conhecimentos nessa área. “Se você não entrar, você está analfabeto”, diz.
O curso faz uma introdução ao uso do computador, dando um apanhado sobre as ferramentas Microsoft Office XP: Word, Excel e Power Point. No programa está também uma apresentação da Internet e sua utilização e, para finalizar, instalação e testes da ferramenta Skype.
Na segunda-feira teve início ainda, no pólo, o ‘Educar crianças para a vida no trânsito: a cidadania começa na infância’, também organizado por Cristiane, que é coordenadora de Extensão da UFRJ/Macaé, e o curso ‘Desafiando noções de gênero e aprendendo inglês: re-escrevendo histórias de preconceito’, coordenado por Daniel de Augustinis.
O projeto oferece um curso rápido de inglês, envolvendo questões relativas a grupos de opressão, sejam elas étnicas ou de gênero, em nove encontros. Ao todo, 51pessoas se inscreveram nesse curso. Juliana Valentin, 17 anos, que se prepara para prestar vestibular e Maria das Graças Araújo, 62 anos, professora aposentada que lecionou em Macaé por trinta anos, estão entre elas.
Alguns alunos vêm de outros municípios. Ana Maria de Jesus, estudante de letras de Rio das Ostras, aprovou a proposta. “Procurei o curso para aperfeiçoamento do inglês e estou achando muito bom. Conversamos sobre discriminação e racismo e assim paramos para pensar sobre diversas situações”, disse.
O professor Daniel, que é mestre em Linguística Aplicada pela UERJ com abordagem em Gênero e Sexualidade, em seu doutorado pela UFRJ, também se debruça sobre essas questões. “Espero ajudar para que a escola venha ter uma postura diferente em relação à sexualidade e gênero”, destacou.
Além desses, outros cursos estão acontecendo nesta semana na Cidade Universitária: ‘Práticas alimentares saudáveis: aprendendo com os rótulos dos alimentos’, pela Doutora Priscila Pontes; ‘Descomplicando os cálculos estequiométricos’, com o professor Doutor Robson Matos; ‘Probabilidade e estatística’, por Maria Virgínia Cerqueira e ‘Sistematização da assistência em enfermagem: novidades, desafios e práticas’, coordenado pela Mestre Roberta Coutinho. Esse último terá início nesta quarta-feira (9).
As inscrições para as atividades que ainda dispõe de algumas vagas podem ser feitas no site www.ufrj.br/macae até a data de seu início. O projeto vai até o dia 25. Ao todo, foram abertas 970 vagas nas áreas da educação, medicina, enfermagem, nutrição, biologia, meio ambiente, petróleo e gás, informática e também voltadas para públicos específicos, como para pessoas da terceira idade. A programação completa pode ser consultada no site da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), www.funemac.edu.br. Mais informações pelo telefone 2796-2564 ou e-mail: extensão@macae.ufrj.br.