logo

“Desesperados” nesta terça e quarta no TMM

04/09/2007 13:22:02 - Jornalista: Andréa Lisbôa

O Teatro Municipal de Macaé apresenta nesta terça-feira (4) e quarta (5), às 20h30, “Desesperados”, uma seleção de esquetes, no gênero Besteirol, que tratam da dificuldade de comunicação, da necessidade de agradar alguém que nem se respeita por uma questão de sobrevivência e da falta de cuidado com o outro. Os ingressos são vendidos na bilheteria do teatro, a partir das 9h, a R$ 30 e a R$ 15 para estudantes. A classificação é 12 anos. Telefone: 2772-4831.

“Desesperados”, dirigida por Fernando Ceylão, em outra análise, vai além de uma coletânea de esquetes, porque suas personagens se encontram fazendo com que o espectador acompanhe suas trajetórias nas cenas. Álamo Facó, Claudio Gabriel e Igor Paiva interpretam mais de quarenta personagens. Às vezes, acontecem até quatro trocas de papel numa única esquete. Por esse motivo, nasceu a idéia das tarjas com os nomes das personagens no peito dos atores. A peça não tem cenário ou figurino, e sim um conceito visual.

O espetáculo participou do Festival Carioca de Comédia, no Teatro Ziembinski e, desde então, tem feito grande sucesso. Dia 21 de outubro, “Desesperados” estará no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro.

Nos anos oitenta, em resposta a um teatro pretensiosamente engajado, surge um gênero diferente de fazer comédia, apelidado pela imprensa especializada como Besteirol. Esse gênero foi rapidamente assimilado pelo panorama teatral brasileiro. Dele surgiram inúmeros artistas hoje consagrados, funcionando ainda como ponto de origem para programas televisivos como “TV Pirata” ou “Casseta e Planeta”.

O Besteirol prima por uma visão crítica do ser humano, por um texto ágil e divertido. Fernando Ceylão foi influenciado pelo gênero e desenvolveu a maior parte de seu trabalho visando uma continuidade contemporânea desse tipo de comédia, por meio de uma proposta de ousadia estética.