Com a proposta de apresentar aos professores de Português, História e Arte do 6º ao 9º anos de escolaridade da Rede Municipal de Macaé a história das tribos indígenas que habitaram a região, o quarto encontro de professores com os coordenadores de área da Secretaria de Educação de Macaé (Semed), na quarta-feira (23), terá como convidado o professor pesquisador Marcelo Abreu.
O encontro acontecerá em duas escolas-pólos: às 11h e às 16h30, na Escola Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, e, às 11h, no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro. “O tema vem atender a lei 11.645/2008, que altera a lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB-9.394/03), para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "história e cultura afro-brasileira e indígena", explica o secretário de Educação, Guto Garcia.
Os encontros mensais entre coordenadores de área e professores têm como objetivo atingir a segunda meta da Secretaria de Educação para este ano: “Todo aluno com aprendizado adequado à sua série”. O lançamento desse trabalho aconteceu no “Encontro Municipal de Profissionais de Educação”, em dois de fevereiro, na Cidade Universitária.
A partir desse, já aconteceram três encontros. O primeiro, em 16 de fevereiro, por área, na Escola Municipal Maria Isabel Damasceno Simão; o segundo, em 23 de fevereiro, na Escola Municipal Joaquim Augusto Borges, e o último, no dia 02 de março, no Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges, na Bicuda.
A coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Balade Aref, explica que o horário de atividades do professor deve ter sua atenção voltada ao projeto específico da escola. Ela informa que a participação dos coordenadores de área da Semed nos horários de atividades acontece mensalmente nas escolas-pólos, localizadas no Centro e nos distritos da região serrana, Glicério, Sana e Bicuda e ressalta que todas as escolas já elaboraram seu Plano Gestor para 2011.
- Socializar as idéias do professor para que ele seja co-participante do projeto da escola; garantir a unidade do desenvolvimento do programa de ensino na rede e atender a meta da Educação Municipal de ter todo aluno com o aprendizado adequado a sua série são os objetivos dos encontros, destaca a coordenadora.
O tema escolhido para o próximo encontro, além de atender a lei 11.645/2008, intenciona apresentar aos professores, muitos de fora do município, a história de Macaé, uma das propostas para as comemorações dos 200 anos da cidade, que serão celebrados em 2013. “É importante conhecer o lugar onde se atua”, reforça Balade.
A diretora do Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges, na Bicuda, Maria da Conceição Fernandes da Silva, há dez anos atuando nessa unidade, disse que os encontros de coordenadores de área com professores nas escolas-pólo estão provocando uma mudança de atitude do profissional.
- Foi um benefício muito grande, porque não era boa a participação dos professores do segundo segmento do ensino fundamental nos horários de atividades para planejamento. Eles passaram a se comprometer mais com as reuniões. A presença durante a reunião com a equipe da Semed foi de quase 100%, um total de 17 professores, que passaram a comparecer com mais frequência aos encontros regulares e se comprometer com os projetos da escola. Foi importante esse deslocamento dos coordenadores à zona rural do município, destaca.