logo

“Vamos Todos Cirandar” neste domingo no TMM

23/11/2007 13:53:58 - Jornalista: Andréa Lisboa

O Teatro Municipal de Macaé apresenta neste domingo (25), às 17h, o musical infantil “Vamos Todos Cirandar”. A peça, encenada pelo grupo teatral macaense Quartzo, é um convite para recordar as tradicionais cirandas de roda. O Quartzo, que há 12 anos atua no município, foi sucesso de público na estréia da peça, em outubro, no Teatro do Sindipetro. Os ingressos podem ser adquiridos nas na bilheteria do teatro a R$ 12 e com filipeta a R$ 10. Estudantes e pessoas com idade acima de 60 anos têm desconto de 50%. Informações pelo telefone 2772-4831.

Ainda é comum a associação da ciranda a lembranças da infância. A proposta do espetáculo “Vamos todos Cirandar” é, girando com as cantigas de roda, resgatar a alegria e o lirismo das antigas brincadeiras de criança.

A origem da ciranda é numa roda de adultos, dança de origem portuguesa, adaptada principalmente no nordeste brasileiro e passada de geração em geração pelas mulheres de pescadores que esperavam o regresso de seus maridos do mar. Muitas das cantigas foram popularizadas em todo país.

“Atirei o pau no gato”, “Entrei na roda sem saber dançar”, “Sapo jururu na beira do rio”; “Se a canoa virar”; “A barata diz que tem”, “O cravo e a Rosa”. Quem cantou terá uma ótima oportunidade de reviver, quem nunca brincou não pode perder a chance de conhecer.

“A peça é para adulto voltar a ser criança e para criança se eternizar”, explica a autora, Conceição de Maria, que ressalta a importância do lúdico na infância e a relevância das brincadeiras de roda para o imaginário infantil, em contraposição aos jogos de computadores e salas de bate-papo pela Internet.

A direção-geral é de Elielson Barros, que também integra o grupo Cabala, um dos cinco campeões do Prêmio Cultura Nota 10, patrocinado pela Embratel e realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Unesco com o apoio da Funarj e Sebrae/RJ, com o projeto Domingueira Cultural.

No elenco Ava Bandeira, Calibe Ribeiro, Conceição de Maria, Ingrid Pimenta, Jovane Ramalho, Mara Junger e Shy Ribeiro. A direção musical é de Emanuel Thomaz. O Quartzo, em seus 12 anos de formação, faz cultura como forma de inclusão social. Por isso, o grupo participa regularmente de eventos organizados por entidades sem fins lucrativos em Macaé.