Macaé é uma cidade ao nível do mar, e com vários bairros abaixo do nível do mar. Essa é uma condição que favorece os alagamentos quando ocorrem chuvas mais fortes. Outra condição que está colaborando para os pontos de alagamento verificados na cidade é a maré alta.
Em alguns bairros, o alagamento foi menor do que o verificado no passado. É o caso das bacias, abaixo do nível do mar, de Novo Horizonte e Campos D’Oeste. Porém, em algumas ruas persistiu a dificuldade de drenagem. A solução para essas duas localidades é a construção de piscinas para a contenção das águas das chuvas.
No Horto, a Escola Santa Maria sofreu alagamento em razão da obstrução de um córrego, causada por uma empresa ali instalada. A Prefeitura vai fazer as obras necessárias para impedir novos alagamentos na área.
As máquinas da Prefeitura precisaram abrir espaço para o escoamento da água em Imboassica, região que teve a mobilidade bastante prejudicada. Em Imboassica e no Parque dos Tubos, as obras de construção de duas galerias para escoamento de águas pluviais têm por objetivo resolver o problema de alagamentos na área. As obras consistem na construção de duas galerias de 7 metros de largura por 2,5 metros de altura, que substituirão duas redes de manilhas de cerca de 1 metro de diâmetro, que já não atendem ao bairro. Essa é a causa dos alagamentos nos dias de fortes chuvas. As galerias que interligarão o bairro de Imboassica à Lagoa estão concluídas até a altura da rodovia Amaral Peixoto.
Aulas suspensas
Escola Fazenda Santa Maria (Horto)
Escola de Educação Infantil Iracy Pinheiro Marques (Barra)
Alunos remanejados
Escola de Educação Infantil Eléia Tatagiba (Aroeira)
Bairros que apresentaram alagamento em alguns trechos/ruas
Novo Visconde, Visconde de Araújo, Nova Esperança, Campo D’Oeste, Novo Horizonte, Aroeira, Sol y Mar, Riviera I e II, Aeroporto, Parque de Tubos, Imboassica, Barramares, Malvinas e Centro.