logo

Medicamentos essenciais gratuitos ou com desconto estão disponíveis em Macaé

08/10/2014 10:03:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: João Barreto

As farmácias são identificadas com a logomarca do programa

Cerca de 3 milhões de unidades de medicamentos essenciais e especiais são fornecidas, por mês, a pacientes, em Macaé, por meio de programas municipal, estadual e federal de farmácia. Além de três farmácias municipais e de 47 unidades da rede que oferecem esse serviço, o município é assistido pelo programa ‘Saúde Não Tem Preço’ / ‘Aqui tem Farmácia Popular’, do Ministério da Saúde. Através desse programa, 112 tipos de medicamentos e fraldas geriátricas são oferecidos à população com até 90% de desconto ou de forma gratuita, nos casos para controle da hipertensão, do diabetes e da asma.

Da lista de essenciais, constam remédios para hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções, verminoses, cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações, entre outros, incluindo anticoncepcionais. Para ter acesso ao programa federal, basta que o paciente se dirija a uma farmácia privada da rede credenciada (identificada com a logomarca do programa), munido com CPF, documento com foto e receita médica válida da rede pública ou particular. As receitas têm validade de até 120 dias a contar da data da prescrição. Esse atendimento também é feito na unidade do programa, a Farmácia Popular do Brasil, na rua Marcial Alves Moreira, 51, Cajueiros, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30; e aos sábados, das 8h às 11h30. O telefone para outras informações é (DDD 22) 2762-6423.

Além dos medicamentos e fraldas geriátricas do ‘Saúde Não Tem Preço’/‘Aqui tem Farmácia Popular’, um total de 176 remédios essenciais está incluído na Relação Municipal de Medicamentos (Remume). Esses remédios, financiados pelo município, são dispensados gratuitamente à população nas três farmácias municipais – no Centro, no Pronto Socorro do Parque Aeroporto e no distrito de Trapiche - nos 30 postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em seis Unidades de Saúde Básica (USB), sete Unidades de Pronto Atendimento, dois Centros de Especialidades Médicas e nos dois Centros de Referência de Atendimento à Mulher. Essa ampla oferta tem como objetivo facilitar o acesso aos medicamentos essenciais e, assim, evitar a interrupção de tratamentos de saúde.

Para ter acesso a esses medicamentos, é necessária a apresentação da prescrição médica da Rede Municipal de Saúde ou Rede Credenciada e documento de identificação (RG, Carteira de Trabalho, CNH, Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacinação). Para os tratamentos de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, as receitas têm validade de 90 dias a contar da data da prescrição. Os remédios da relação municipal podem ser encontrados na Farmácia Municipal Central de Macaé, localizada na Rua Velho Campos, 625, Centro (telefones 2796-1092 ou 2762-4188), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Também nesse local, o usuário é assistido pelos serviços da Assessoria Farmacêutica e Farmácia Especial. Para fazer seu cadastro em um desses serviços e ter acesso a medicamentos específicos e de alto custo, o paciente deve estar sendo acompanhado por um médico especialista. Os medicamentos da Assessoria Farmacêutica são financiados pelo município e a Farmácia Especial é um Polo do Componente Especializado, que atende a pacientes de toda região. Esses medicamentos são providos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde. Todos os medicamentos são entregues somente a pessoas maiores de 18 anos de idade, com a apresentação de receita médica atualizada. Esse cuidado tem a finalidade de se evitar a automedicação. Consulta à variedade e o custo unitário dos medicamentos (comprimidos e frascos, não cartelas) estão no link do Ministério da Saúde ou pelo Disk Saúde 0800 61 1997.


Fotos Relacionadas