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Começa aplicação da Prova Brasil

17/11/2015 16:08:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Cerca de 4,2 mil alunos da rede municipal fazem a Prova Brasil até o dia 26

Cerca de 4,2 mil estudantes do quinto e nono ano da rede municipal participam até o dia 26 da Prova Brasil. A avaliação, aplicada em 42 escolas municipais, tem como objetivo medir a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nesta terça-feira (17), data oficial de início da Prova Brasil, foi aplicada a avaliação nas seguintes unidades municipais: Ciep Municipalizado Maringá e Professora Letícia Peçanha de Aguiar, envolvendo cem alunos do quinto ano. De acordo com a diretora adjunta, Renata Beliene, esta é uma oportunidade para diagnosticar o ciclo de estudos dos alunos desde o 1º ano de escolaridade. Já a professora orientadora Marinalva Fidélis destacou que esta é a oportunidade para analisar os avanços e dificuldades dos alunos.

Ainda nesta terça-feira, a prova foi aplicada nas unidades municipais Onilda Maria da Costa, Sana e Professor Antonio Alvarez Parada, que realizou um café da manhã especial para recepcionar os alunos. Nesta quarta-feira (18), a avaliação será para as turmas das escolas municipais Elza Ibrahim, Jofre Frossard, Polivalente Anísio Teixeira, Coquinho, Raul Veiga e Professora Sandra Maria de Oliveira Franco.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a partir dos resultados de provas externas como Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro (Sarej) e Prova Brasil, serão traçadas as melhores ações pedagógicas em prol da qualidade do ensino. O investimento no aluno e profissional da rede é uma das prioridades do município. “Temos um trabalho amplo, que alia às propostas, projetos voltados para a democratização e qualidade", frisou.

A prova conta com aplicadores externos encaminhados pela coordenação. Na oportunidade, alunos do quinto e nono ano respondem 40 questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com ênfase na resolução de problemas. Além da avaliação, estudantes, professores e diretores das escolas recebem um questionário socioeconômico com indicadores contextuais que abrangem dados sobre a realidade do estudante como moradia, família e comunidade em que vivem.

O questionário também consta enfoques como formação docente, perfil profissional e de condições de trabalho da unidade escolar com destaque para área pedagógica e infraestrutura da unidade de ensino. Já os alunos também fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Diante da prova, os professores de sala de aula ficam como auxiliadores das unidades.

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são testes para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/Mec).

IDEB - Com base nos índices da Prova Brasil e nos resultados de aprovação das escolas é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Com isso, o IDEB mede a qualidade da educação no Brasil por meio da combinação do nível de conhecimento dos estudantes com a porcentagem de aprovação dos alunos. Ele é calculado e divulgado a cada dois anos.

Além destes indicadores, o IDEB também considera relevantes dados como infraestrutura da unidade, índices de aprovação, evasão e distorção idade-série.