O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao Ministério da Educação, divulgou no último dia 16 os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) relativos aos municípios referentes ao ano de 2021. O IDEB mede a qualidade do ensino nos ciclos fundamental (1º ao 9º ano) e médio com índices que reúnem dados de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Macaé manteve a tendência de aumento do IDEB nos anos finais e ensino médio, ocupando o 1º lugar entre todas as cidades com mais de 100 mil habitantes no Ensino Médio, com nota 5,2, e obtendo resultados acima da média estadual e nacional em todos os segmentos de ensino.
Macaé ocupa o 2º lugar nos anos iniciais e finais da região Norte Fluminense. Nos anos finais, saltou de 3º para 2º colocado na região. Nos anos finais a nota subiu de 4,8 para 5,2; e no Ensino Médio, de 5,1 para 5,2 - a maior nota histórica nos dois segmentos. Nos anos iniciais a nota foi de 5,9, acima da média nacional e estadual.
Macaé ocupa o 13º lugar entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.
A Secretária Municipal de Educação, Leandra Lopes, e o Secretário Adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes, destacam que Macaé conseguiu a participação de mais de 80% dos alunos na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). “Saímos da pandemia com dois anos de ensino remoto e tivemos a avaliação, que é fundamental para nosso IDEB. Diante do cenário, o esforço dos profissionais da educação foi fundamental para essa conquista. Oitenta por cento dos alunos fizeram a prova”, relembraram.
O IDEB é elaborado considerando dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono), e média do desempenho da prova SAEB, em uma escala de 0 a 10.
Para obter a média, a escola precisa ter 80% dos alunos que serão avaliados (5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º anos do Ensino Médio) presentes no dia da prova. É importante observar o contexto da emergência sanitária Covid-19, vivido nos anos de 2020 e 2021, considerando que em 2021 a rede municipal de educação de Macaé retornou o ensino presencial com sistema de escalonamento. Muitos responsáveis optaram pelo ensino remoto. Portanto, para garantir a presença dos alunos no dia da avaliação foi necessário um trabalho intenso com planejamento e ações diversificadas.
“Agradecemos imensamente pelo esforço e dedicação dos profissionais na busca constante pela Educação Pública de Qualidade. Estão de parabéns os professores, alunos, diretores e toda comunidade escolar pelo desempenho na aplicação da avaliação do SAEB, possibilitando gerar o Ideb do município. Muitos foram os desafios que tivemos e ainda temos diariamente, mas vocês são incansáveis nessa luta”, disse Leandra Lopes.