Profissionais da TI comemoram seu dia

19/10/2022 16:27:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Assessoria Ciência e Tecnologia

Desafio é dar suporte técnico tecnológico

Nesta quarta-feira (19) é comemorado o Dia do Profissional da Tecnologia da Informação (TI). A data é celebrada devido à importância do suporte técnico tecnológico, principalmente nas empresas. O profissional de TI é o responsável por gerenciar as informações em uma organização, criando e distribuindo-as em redes de computadores, além de lidar com processamento de dados, engenharia de software, informática, hardwares e softwares.

O Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia Marcos Lemos, tem mais de 20 anos atuando na Prefeitura de Macaé como desenvolvedor de sistemas. Já atuou em processos como “Ofício Digital”, “Portal da Prefeitura”, “Sistema de Protocolo Integral e Online”.

Atualmente, a pasta desenvolve projetos como “Informatização da Saúde”, “Sistema de Gestão da Prefeitura”, “Modernização do Parque Computacional da Prefeitura”, “Implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI)”, “Um Tablet por Aluno” e “Lousas Digitais para Informatização das Salas de Aula”.


“Atuar na área tecnológica é uma experiência fascinante. As instituições e empresas reconhecem nosso trabalho, que é fundamental nos tempos atuais. As muitas inovações da atualidade encontram em nós um porto seguro”, pontua ele.



Interligação com outros órgãos

Trabalhando na TI da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Macaé há 19 anos, o programador Marcelo Martins Azevedo, conta que sente satisfação em fazer um trabalho de excelência, sempre atualizado com as novas tecnologias. “Aqui, a gente faz a interligação das secretarias, disponibilizando internet a elas. Este trabalho é gratificante”, informa.

Já o coordenador da Infra da TI, o técnico em informática Bruno Tavares de Carvalho, está há 10 anos na prefeitura. Sua atuação consiste em atender servidores, infra e redes, além de usuários. “Tudo que fazemos é importante para o bom funcionamento do sistema como um todo”, avalia.

O analista de rede, Rômulo Campos Porto, tem 12 anos como funcionário público. Suas atividades são administrar, configurar e gerenciar a rede de computadores da prefeitura. “É um prazer pôr em prática tudo que aprendi na faculdade de TI (UnigranRio) e na Escola Técnica Federal de Campos, no curso de telecomunicações", afirmou.

Já o analista de sistemas Cleidimar Robaina da Silva trabalha com infraestrutura de rede. "É bom fazer o que se gosta”, comentou ele, que se formou pela faculdade macaense Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMaSS).


Fotos Relacionadas