Semana em Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+ começa nesta terça-feira

25/06/2024 13:30:00 - Jornalista: Cris Rosa

A programação foi pensada e criada em parceria com outras secretarias municipais

A Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com outros órgãos municipais e o Centro de Cidadania LGBTI Baixada Litorânea I e II, realiza a partir desta terça-feira (25) até o dia 28 a Semana em Defesa dos Direitos da População LGBTQIA +. As atividades acontecem na sede da secretaria (na Rua Dr. Luiz Bellegard, 139, Imbetiba), no Calçadão da Avenida Rui Barbosa e na Cidade Universitária.

A programação começa com uma roda de conversa com o tema “Vozes que ecoam e quebram os tabus da LGBTIfobia no berço da saúde: o que é saúde para vocês?”, com mediação da secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, e o médico do Ambulatório LGBTQIAP+ do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, Miguel Brito.



“'Vozes que Ecoam’ é uma proposta de ouvirmos o que nossos usuários estão vivenciando. É notório que a discriminação e a inabilidade de se trabalhar com esse público impede que esse esteja dentro dos serviços de saúde, logo, termos essa troca é possibilitar que seja disseminada a compreensão de que é imprescindível fazermos valer a equidade, levando em consideração as singularidades dessa comunidade”, avalia o médico.



Ele destaca que o ambulatório não é meramente um dispositivo que visualiza o organismo humano, mas sim a vida na sua integralidade, formando condições no solo individual e coletivo para que os sonhos floresçam.



“Nosso objetivo é permitir que as vozes que compõem esse espaço consigam expressar o movimento de mudança que ocorre a cada novo encontro em prol da saúde mental e física LGBTQIAP+. Ultrapassar as barreiras impostas pelo preconceito é base para o nosso trabalho e espalhar essa mensagem é valioso para que mais pessoas cheguem e se sintam abraçadas sem julgamento ou desconforto”, completa Brito.



Seguindo a programação, no dia 27 será a vez dos servidores municipais participarem de capacitação para abordagem, atendimento e garantia de direitos da comunidade LGBTQIA +.



“Sabemos que, historicamente, essa parcela da população sofre com a discriminação. É fundamental promovermos ações que preparem os nossos servidores para as especificidades do atendimento a esse público, com um olhar mais inclusivo e acolhedor”, afirma Sheila Juvêncio.

Os servidores municipais que desejam participar podem se inscrever através deste link.

Encerrando as atividades, no dia 28 será realizada ação de panfletagem em dois pontos da cidade. Segundo Eduardo Noronha, assessor técnico da Secretaria, o objetivo é prevenir e combater preconceitos.



“Precisamos, cada vez mais, fortalecer a cultura de respeito e de não violência contra a comunidade LGBTQIA +. A nossa mobilização é pela busca de uma sociedade mais igualitária e que garanta os direitos e a vida das pessoas”, pontua.



Toda a programação foi criada em conjunto com outras pastas do governo municipal: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

De acordo com dados do Grupo Gay Bahia (GGB), a mais antiga ONG LGBT da América Latina, o Brasil está em primeiro lugar no posto de mais homotransfóbico em todo o mundo. Em 2023, uma pessoa LGBT foi assassinada a cada 38 horas no país.


Fotos Relacionadas