Campanha de Vacinação Antirrábica e serviço de microchipagem prosseguem em Macaé
Foto: Jeferson Rezende e Ana Chaffin
Nesta sexta-feira (5), as equipes estiveram no Lagomar
Em uma ação conjunta da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde, e Secretaria de Proteção e Defesa Animal, foi iniciada nesta semana, em Macaé, a Campanha de Vacinação Antirrábica e o serviço de microchipagem, em cães e gatos, a partir dos quatro meses de idade.
Nesta sexta-feira (05), as equipes estiveram no bairro Lagomar, onde foram registrados, na parte da manhã, 230 animais vacinados. Na quinta-feira, a ação aconteceu na Praça principal, do bairro Aeroporto. Na ocasião foram imunizados 832 cães e gatos. Durante toda manhã a procura foi grande. Primeiro, os animais passavam pela vacinação e seguiam para a implantação do chip.
De acordo com o supervisor Geral da Cevas, Marcelino Rocha, podem participar da campanha animais a partir dos quatro meses de idade, que estejam saudáveis. No caso de fêmeas prenhas, não é recomendada a vacinação. Já o gestor da Cevas, Luan Campos, explica que a meta é imunizar pouco mais de 20 mil animais.
“Este trabalho conjunto com a Proteção Animal, por meio da microchipagem, irá permitir que tenhamos um número real de animais na cidade. Neste Registro Geral de Animais (RGA), constará todo histórico de saúde do animal, quem é o seu tutor, contato do mesmo e no caso do animal ficar perdido, este poderá ser localizado”, pontuou.
A secretária de Proteção e Defesa do Animal, Cristiane Fagundes, ressalta que a microchipagem será realizada em todos os animais que passarem pelas campanhas de vacinação. “Esta ação permitirá o desenvolvimento de políticas públicas que visam garantir a segurança dos animais. Neste trabalho já observamos que muitos animais não são castrados e isso fará com que ampliemos este serviço, para atingir um número maior de animais”, disse.
A atendente Flávia Gomes Dias, tutora do Blake, de três anos, aprovou a iniciativa. “Foi uma grande conquista, pois os pets são como nossos filhos. Saber que estarão protegidos caso se percam, nos deixa mais tranquilos. Além disso, o custo de produtos para pets são altos. Com certeza não teria como arcar com a implantação do chip no meu cãozinho”, falou.
A programação de vacinação antirrábica e microchipagem segue até setembro, quando acontece a Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica. Nesta sexta (5), o serviço prossegue no bairro Lagomar, a equipe estará em frente à UPA do bairro, das 9h às 16h. O cronograma será divulgado semanalmente no site oficial da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br).