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FAQ - Perguntas Frequentes

Acesse o ambiente desejado Sei (Produção ou Treinamento). Digite login e senha da rede da PMM. Pressione o botão ACESSAR.

Login e senha padrão de acesso à rede da prefeitura de Macaé.

São os servidores da secretaria treinados e designados para auxiliar os colaboradores quanto ao uso da ferramenta, para sanar as dúvidas. Cada secretaria pode ter um ou mais ponto focal.

No caso de um usuário interno, solicitar ao ponto focal da sua secretaria o formulário para preenchimento.

Todos os servidores da Prefeitura têm assinatura eletrônica. Basta selecionar o documento a ser assinado, clicar no ícone para adicionar a assinatura e informar a senha de login da rede, escolhendo o cargo adequado.

Há 3 (três) formas de assinar documentos no SEI:
• Por usuários da própria unidade;
• Por usuários de outras unidades através de bloco de assinaturas; e/ou
• Por usuários externos.

Sim. Os usuários podem assinar documentos de processos que estiverem tramitando em sua unidade, mesmo que redigidos por outro servidor.

Devem ser procurados os Pontos Focais de cada Secretaria. Não sendo sanadas as dúvidas, o ponto focal fará contato com a Secretaria Municipal Adjunta de Ciência e Tecnologia.

Sim. Caso queira acrescentar mais algum modelo favor entrar em contato com seu Ponto Focal.

O sistema tem função multibrowser, entretanto, fica a sugestão pelos navegadores Chrome e Firefox, que apresentam melhor rendimento. O Internet Explorer tem apresentado inconsistências, portanto, evite o seu uso.

É possível editar apenas documentos que foram produzidos pela sua unidade e que ainda não foram assinados e não foram acessados por terceiros (usuários de outras unidades ou através da Pesquisa Pública). Para editar um documento, o usuário deve:
• Entrar no processo desejado (clicar sobre o número do processo);
• Clicar sobre o documento desejado na árvore do processo (lateral esquerda da tela);
• Clicar no ícone “Editar Conteúdo”;
• Realizar as alterações desejadas;
• Clicar no botão “Salvar” (canto superior esquerdo da tela).

Para identificar se um processo foi ou não recebido em sua unidade, basta verificar a cor em que se encontra seu número na tela de controle de processos:
• Cor vermelha (23079.000000/0000-00) = significa que o processo ainda não foi recebido na Unidade, ou seja, nenhum usuário da Unidade acessou o processo.
• Cor preta (23079.000000/0000-00) = significa que o processo já foi acessado por algum usuário da unidade. Para identificar o recebedor, consulte o andamento do processo.
• Cor azul (23079.000000/0000-00) = significa que o processo foi acessado pelo usuário logado que visualiza a cor azul. Para acusar o recebimento de um processo, basta clicar no número do processo que estiver na cor vermelha e seu registro automaticamente aparecerá no andamento do processo. Para visualizar, clique em “Consultar Andamento”.

Em regra, os processos são públicos, conforme a Lei de Acesso à Informação (LAI).

Os processos restritos são acessíveis somente aos usuários das unidades pelas quais tramitaram. As informações pessoais têm acesso restrito, sendo necessário respeitar a intimidade, a vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como as liberdades e garantias individuais.

Aquele submetido temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e Estado. Significa que só é possível abrir um processo sigiloso se essa opção estiver configurada como permitida para o tipo de processo escolhido. Os tipos de processos que podem ser sigilosos aparecem com o fundo vermelho na lista “Escolha o tipo de processo”, e funcionam de forma diferente dos processos públicos e restritos; podem ser visualizados apenas pelo usuário criador do processo e por aqueles membros a quem o criador deu acesso.