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Guia Rápido


 

Para acessar o ambiente SEI!Macaé em Produção

1. Acesse o SEI!Macaé no endereço: https://sei.macae.rj.gov.br/sei/
2. Digite o seu usuário e senha
3. Acione o botão acessar

 

Para acessar o ambiente SEI!Macaé em Treinamento

1. Acesse o SEI!Macaé no endereço: https://hsei.apps.macae.rj.gov.br/sei
2. Digite o seu usuário e senha disponível na área de treinamento.
3. Acione o botão acessar

 
Clique no ícone Iniciar processo no menu esquerdo
 

1. Selecione o Tipo de Processo
2. Preencha as informações solicitadas
3. Clique no botão Salvar

 
Clique no ícone Controle de processo  no meno esquerdo.
 

1. Selecione o processo desejado.
2. O recebimento de processo ocorre quando o usuário clica sobre o registro do processo que aparece em vermelho. O SEI registra automaticamente no andamento do processo a hora, a unidade e o login do usuário que recebeu o processo.
 

 
O usuário pode clicar no ícone Ciência,  no menu superior do processo, para que as unidades informem ao remetente que tiveram ciência do processo.
 

 
Clique no ícone Controle de processo  no meno esquerdo.
 

1. Selecione o processo desejado.
2. Clique no ícone “Atribuir Processo” 
3. Selecione o nome do destinatário na barra de rolagem do campo “Atribuir para”
4. clique no botão “Salvar”
  

 
Ao finalizar a instrução de um processo no âmbito de sua atuação, a Unidade deve realizar a operação de conclusão do processo. A partir de então, a contagem da temporalidade é iniciada para fins de arquivamento.
 

1. Selecione o processo desejado.
2. Clique no ícone para concluir o processo.

  

 
Com o processo desejado selecionado, clique no ícone Incluir Documento .
 

1. Selecione o tipo de documento desejado
2. Preencha as informações solicitadas
3. Clique no botão Salvar

  

 
Com o processo desejado selecionado, clique no ícone Assinar Documento .
 

1. Selecione sua Secretaria
2. Selecione seu cargo ou função
3. Digite a sua senha
4. Clique em assinar

  

 
O ícone ‘Excluir’ ficará visível na barra de ícones do documento somente quando o procedimento de exclusão for permitido.
 

1. Com o documento desejado selecionado
2. Clique no ícone acima e confirme a exclusão.


Documentos que podem ser excluídos:

1. Documento gerado e não assinado
2. Documento gerado, assinado e com a caneta amarela
3. Documento externo que ainda não tramitou, não foi visualizado por outra unidade e não foi concluído e reaberto;

O documento excluído não aparecerá na Árvore do Processo.

  

 
Para enviar processo à outra unidade, você deve primeiro clicar sobre o processo desejado.
 

1. Clicar no ícone ‘Enviar processo’ , no menu superior do sistema
2. Digite a sigla ou parte do nome da unidade para onde deseja enviar o processo. O sistema trará a unidade desejada automaticamente.
3. Selecione a unidade desejada.
4. Clicar no botão “Enviar”
  

 
Com o processo desejado selecionado, clique no botão Consultar Andamento, que fica abaixo da lista dos documentos do processo. As informações detalhadas do histórico do processo são exibidas.

  

 
Essa funcionalidade é utilizada para agrupar processos que possuam alguma ligação entre si.

 

1. Selecione o processo desejado.
2. Clique no ícone Relacionamento de Processos
3. Informe o número do processo.
4. Clique no botão “Pesquisar”.

Caso o processo exista, o sistema informa o tipo de processo. Clique no botão “Adicionar”. O sistema mostra um quadro com a lista de processos relacionados, e com a possibilidade de excluir o relacionamento.

Caso existam processos relacionados com o processo aberto, logo abaixo da árvore de documentos, aparecem os tipos de processos que possuem relacionamentos.
 

 

O SEI não permite a assinar de documentos externos dentro do sistema, mas permite realizar a autenticação do mesmo.

Para documentos externos que precisam de assinatura, os mesmos já deverão ser carregados assinados. Para isso, apresentamos algumas opções:

 
1. Assinatura Eletrônica da conta gov.br

A conta gov.br deverá ser nível prata/ouro. O usuário realiza a assinatura e inclui o documento assinado no SEI. Poderá ser também anexado ao processo o resultado de validação do pdf assinado através do ITI do gov.br. Mais informações sobre assinatura eletrônica do GOV.BR: https://www.gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica

2. Assinador/Certificado Digital

Para usuários que possuem Assinador/Certificado Digital, poderão realizar a assinatura conforme procedimento de utilização do mesmo e incluir o documento assinado no SEI.

3.Documentos assinados manualmente

Os documentos que forem assinados manualmente, poderão ser incluídos e autenticados no SEI. Poderá ser adicionado ao processo um despacho atestando que os documentos foram gerados/assinados pelo servidor e são autênticos.