Atendimento de urgência e emergência por médico generalista (Clínico Geral), por médico psiquiatra e por dentista. O atendimento de emergência Psiquiátrica é realizado na Unidade do Pronto Socorro do Aeroporto e o atendimento de dentista está descrito separadamente.
Secretaria Municipal de Saúde
Coordenações das Unidades de Urgência e Emergência, vinculadas à Secretaria Adjunta de Alta e Média Complexidade.
Munícipes com 14 anos ou mais que necessitam de atendimento de urgência e emergência.
O paciente deve se dirigir a um Pronto Atendimento da unidade para ser atendido ou vir transferido de alguma unidade de urgência e emergência do município, através do serviço de remoção de unidade do serviço de remoção e resgate (192), ou do CBMERJ (Bombeiros) para atendimento.
• Documento de identificação com foto;
• Cartão do SUS;
Pacientes menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal, respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
1º- O paciente comparece a uma unidade de pronto atendimento de urgência e emergência 24h;
2º- O paciente é atendido pela recepção para efetuar o cadastro de atendimento (Boletim de Atendimento Médico);
3º- O paciente é atendido pelo acolhimento/classificação de risco e é conduzido para atendimento médico, de acordo com a classificação;
4º - O médico efetua o atendimento e define conduta, direcionando o mesmo aos serviços e/ou assistências:
- exames laboratoriais;
- exame de imagem;
- medicação;
- hidratação;
- exames específicos; e
- pequenos procedimentos.
5º - Se houver necessidade de algum parecer de especialidade médica, de cirurgia, exames laboratoriais e/ou específicos (ex.: Tomografia computadorizada, ultrassonografia, endoscopia), ou de algum serviço não disponível/existente na unidade em que o paciente está sendo atendido, o paciente é transportado pelo serviço de remoção 192 ou ambulância da própria unidade até o HPM (Hospital Público Municipal de Macaé) ou HPMS* (Hospital Público Municipal da Serra). Após o atendimento específico, dependendo de cada caso, o paciente retorna à unidade origem por meio do serviço do 192, ou permanece internado no HPM ou no HPMS.
O paciente que chegar advindo das unidades de urgência e emergência do Sana ou do Córrego do Ouro que necessitar de serviço mais especializado, como tomografia computadorizada, cirurgia de urgência e emergência e alguns exames específicos, poderá ser referenciado para o HPM.
O paciente em atendimento em qualquer unidade poderá permanecer em observação ou ser internado em enfermaria. Nos casos de pacientes críticos, interna-se na UI ou UTI do HPM.
Durante o período de atendimento e internação, dependendo da necessidade, o paciente pode receber assistência da equipe multiprofissional, como médicos de outras especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e/ou dentistas.
O HPM, por ser um hospital geral de grande porte, conta com:
- banco de sangue;
- serviço de diálise beira leito;
- serviço de terapia nutricional (enteral e parenteral);
- serviço de odontologia beira leito; e
- capelania;
O direito de presença de acompanhante/responsável é respeitado durante todo período de internação.
Atendimento direto na Unidade de Pronto Atendimento.
No HPM o paciente vem transferido de alguma Unidade de Urgência e Emergência do município, que após o primeiro atendimento, tenha necessidade de exame específico e/ou parecer de alguma especialidade médica e/ou internação e/ou cirurgia de urgência e emergência, conforme a gravidade.
Gratuito
O tempo estimado de espera no Pronto Atendimento segue o protocolo de Classificação de Risco.
Secretaria Municipal de Saúde
Última atualização: 15/03/2024 18:59:35
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