Atendimento de Médico Pediatra para crianças e adolescentes, na faixa etária de zero (recém-nascido) a 13 anos, 11 meses e 29 dias.
Secretaria Municipal de Saúde
Coordenações das Unidades de Urgência e Emergência, vinculadas à Secretaria Adjunta de Alta e Média Complexidade.
Crianças munícipes que necessitam de atendimento de urgência e emergência.
O paciente deve se dirigir a um Pronto Atendimento da unidade para ser atendido, o qual deve estar devidamente acompanhado de um responsável, ou vir transferido de alguma unidade de urgência e emergência do município, através de ambulância da unidade do serviço de remoção e resgate (192), ou do CBMERJ (Bombeiros) para atendimento
• Documento de identificação com foto ou certidão de nascimento ou carteira de vacinação; e
• Cartão do SUS.
Pacientes menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal, respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
1º- O paciente comparece a uma unidade 24h com atendimento de urgência e emergência pediátrica;
2º- O paciente é atendido pela recepção para efetuar o cadastro de atendimento (Boletim de Atendimento Médico);
3º- O paciente é atendido pela acolhimento/classificação de risco e é conduzido para atendimento médico (pediatra), conforme classificação;
4º - O médico pediatra efetua o atendimento e define conduta, direcionando o mesmo aos serviços e/ou assistenciais:
- exames laboratoriais;
- exame de imagem;
- medicação;
- hidratação;
- nebulização;
- exames específicos;
- pequenos procedimentos.
5º - Se houver necessidade de algum parecer de especialidade médica, de cirurgia, exames laboratoriais e/ou específicos (ex.: Tomografia computadorizada, ultrassonografia, endoscopia, etc), ou de algum serviço não disponível/existente na unidade em que o paciente está sendo atendido, o paciente é transportado pelo serviço de remoção 192 ou ambulância da própria unidade até o HPM (Hospital Público Municipal de Macaé) ou HPMS* (Hospital Público Municipal da Serra). Após o atendimento específico, dependendo de cada caso, o paciente retorna à unidade origem por meio do serviço do 192 ou pela ambulância da unidade, ou permanece internado no HPM ou no HPMS.
O paciente advindo das unidades de urgência e emergência do Sana, Córrego do Ouro ou do HPMS que necessitar de serviço mais especializado, como Tomografia computadorizada, cirurgia de urgência e emergência e alguns exames específicos, poderá ser referenciado para o HPM, através da regulação.
O paciente em atendimento em qualquer unidade poderá permanecer em observação e/ou ser internado em enfermaria. Nos casos de pacientes críticos, interna-se em UTI Pediátrica no HPM.
Durante o período de atendimento e internação, o paciente, dependendo da necessidade, recebe assistência da equipe multiprofissional (médicos de outras especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e dentistas).
O HPM, por ser um hospital geral de grande porte, conta com:
- classe hospitalar com professores da rede pública dando suporte educacional para as crianças internadas que se encontram em período escolar; e
- brinquedoteca disponível para as crianças internadas.
É assegurado o direito da presença de acompanhante/responsável durante todo período de internação, conforme o ECA.
Atendimento direto no Pronto Atendimento Pediátrico das unidades.
No HPM, o paciente vem transferido de alguma Unidade de Urgência e Emergência do município ou advindo de algum município vizinho, regulado através da pactuação da RUE, que já tenham passado pelo primeiro atendimento médico, e que tenha necessidade de exame específico e/ou parecer de alguma especialidade médica e/ou internação e/ou cirurgia pediátrica de urgência e emergência.
Gratuito
Secretaria Municipal de Saúde
Última atualização: 15/03/2024 19:02:20
Gerar PDF para Impressão