Atendimento de emergências clínicas, acidentados, politraumatizados, grandes queimados, por médico generalista (Clínico Socorrista) e demais especialidades cirúrgicas. Atendimento de emergências clínicas, acidentados, politraumatizados, grandes queimados, por médico generalista (Clínico Socorrista) e demais especialidades cirúrgicas.
Secretaria Municipal de Saúde
Coordenações das Unidades vinculadas à Secretaria Adjunta de Alta e Média Complexidade.
Munícipes que necessitam de atendimento de emergência;
Munícipes dos municípios vizinhos, pactuados pela Rede de Urgência e Emergência da região Norte do estado do RJ – RUE, que necessitam de atendimento de emergência (1ª referência).
O Serviço pode ser acessado das seguintes maneiras:
? A unidade de saúde de origem entra em contato com médico regulador da SEMAMC solicitando o atendimento devido a gravidade (emergência) do caso.
O paciente vem transferido de alguma unidade de urgência e emergência do município, através de ambulância da própria unidade ou do serviço de remoção 192, para atendimento;
? O paciente vem transportado pelo Corpo de Bombeiros;
? O paciente vem transportado pelo serviço de resgate da Auto Pista (BR 101);
? O paciente vem transportado para o HPM pelo serviço de ambulância dos municípios vizinhos (Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu) regulados pela RUE;
? O paciente é levado por algum familiar, conhecido ou algum socorro não específico.
• Documento de identificação com foto; e
• Cartão do SUS.
Pacientes menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal, respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
1º- O paciente normalmente é conduzido de maca ou cadeira de rodas até a entrada da Emergência (antes denominado Politrauma);
2º- O paciente é atendido imediatamente pela equipe médica e de enfermagem;
3º - O médico efetua o atendimento de primeiros socorros, procede a estabilização do paciente e define conduta conforme a gravidade.
4º - Caso seja necessário, o médico pode direcionar o paciente a outros serviços e/ou assistências, como:
- Exames laboratoriais;
- Exame de imagem;
- Medicação;
- Exames específicos;
- Parecer/conduta de especialidades médicas;
- Procedimentos; ou até
- Cirurgia imediata.
Durante o atendimento ao paciente, o responsável (médico, enfermeiro, acompanhante ou familiar) se direciona até a recepção para efetuar o cadastro de atendimento (Boletim de Atendimento Médico).
O paciente em situação de emergência, que der entrada pelo HPMS, será estabilizado com primeiros socorros e, caso precise de conduta específica que só tenha na estrutura do HPM, tais como: atendimento de especialistas, realização de tomografia computadorizada, de cirurgia de urgência e emergência e de alguns exames específicos, será referenciado para o HPM através de ambulância, seguindo o processo de regulação do Município.
O paciente poderá permanecer em observação ou ser internado em enfermaria (HPM/HPMS), UTI Adulto ou Pediátrica (somente HPM).
Durante o período de atendimento e internação, dependendo da sua necessidade, o paciente recebe assistência da equipe multiprofissional (médicos de diversas especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, dentistas).
O HPM, por ser um Hospital Geral de grande porte, ainda conta com:
- Banco de sangue;
- Serviço de diálise beira leito;
- Serviço de terapia nutricional (enteral e parenteral);
- Serviço de odontologia beira leito; e
- Capelania;
- CIDOTH (Comissão Inter hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante).
O direito de presença de acompanhante/responsável é respeitado durante todo período de internação do paciente.
Atendimento direto na Unidade de Emergência. O paciente normalmente vem conduzido por ambulância (192, Bombeiro ou Autopista).
O tempo de atendimento é imediato.
Rodovia RJ 168 – km4, S/N, Virgem Santa, Macaé-RJ.
TEL: (22) 2773-0061
Secretaria Municipal de Saúde
TEL: (22) 2773-0061
Última atualização: 15/03/2024 19:16:28
Gerar PDF para Impressão