Atendimento às mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal, englobando assistência de pré-natal, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. Os atendimentos às gestantes são ofertados dentro de todo o município de Macaé através das ESF e UBS, bem como os atendimentos oferecidos nos Centros Especializados, como o pré-natal de alto risco. Além disso, oferece-se às gestantes a realização de todos os exames em tempo hábil preconizados pelo Ministério da Saúde. Ademais, como propósito da RAMI o atendimento puerperal e neonatal, garante-se as puérperas o acesso à consulta de puerpério até 40 dias após o parto e também o seguimento de puericultura e a realização de todos os testes, vacinas e exames preconizados ao recém-nascido.
Secretaria Municipal de Saúde
Rede de Atenção Materno-Infantil, vinculado à Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria Adjunta de Atenção Básica.
Mulheres em todas as etapas do ciclo de vida.
Agendamento de consulta ginecológica e/ou pré natal para pacientes a partir de 20 anos: Diretamente nas Unidades ESF (áreas cobertas) / UBS / NUAM (Oriundas de áreas sem cobertura da ESF – Setores: Azul, amarelo, vermelho, verde, bege, branco, laranja e cinza) e UBS Barramares ou Pronto Socorro Aeroporto (oriundas de áreas sem cobertura da ESF – Setores: Vinho e marrom).
Agendamento de consulta ginecológica e/ou pré natal para pacientes até 19 anos: Diretamente nas Centro de Referência ao Adolescente - CRA ou a Casa da Criança.
Agendamento de consulta ginecológica de pré natal de alto risco: A paciente é referenciada ao Núcleo de Atendimento à Mulher – NUAM, situado no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba.
Agendamento ao ambulatório especializado: A paciente precisa de encaminhamento de outros serviços, unidades/profissionais.
• Documento de Identidade – RG;
• Cartão do SUS;
• Comprovante de residência; e
• Encaminhamento, quando necessário, e exames comprobatórios (pré-natal).
O acolhimento se dá a partir da necessidade individual de cada usuária. Este contexto acontece através das recepções nas unidades de referência e, quando oferecido, através da equipe de assistentes sociais.
As consultas são agendadas e dar-se-á continuidade no atendimento.
Todas as ESF’s e UBS oferecem atendimento em Saúde da Mulher, as usuárias podem se dirigir a unidade de saúde do seu bairro para realizar o pré-natal ou buscar consulta ginecológica. Caso não estejam em área coberta pela ESF, deve procurar o Núcleo de Atendimento à Mulher – NUAM. São elas as pacientes a partir de 20 anos de idade e moradores do:
Setor administrativo azul, bairros: Cavaleiros, bairro da Glória, Granja dos Cavaleiros, Imboassica, Lagoa, Vale Encantado e áreas adjacentes.
Setor administrativo amarelo, bairros: Riviera Fluminense, Praia Campista, Visconde de Araujo, Miramar, Sol e Mar, Novo Horizonte, Campo do Oeste, Costa do Sol e áreas adjacentes.
Setor Administrativo vermelho, bairros: Centro, Alto do Cajueiros, Cajueiros, Imbetiba, Parque Valentina Miranda e áreas adjacentes.
Setor administrativo verde, bairros: Aroeira, Jardim Santo Antônio,Virgem Santa, Horto, Botafogo, Malvinas e áreas adjacentes.
Setor administrativo bege, bairros: Sana e Barra do Sana.
Setor administrativo branco, bairros: Cachoeiros de Macaé
Setor administrativo Laranja, bairros: Glicério, Serra da Cruz, Trapiche, Óleo, Frade e áreas adjacentes.
Setor administrativo cinza, bairro: Córrego do Ouro e áreas adjacentes).
Já os setores administrativos vinho (bairros: Ajuda de Cima, Ajuda de Baixo, Jardim Franco, Barra de Macaé, Nova Esperança, Nova Holanda,Fronteira, Parque União) e marrom (bairros: Cabiúnas, Lagomar, Engenho da Praia, São José do Barreto, Parque Aeroporto, Parque Atlântico) são atendidos e referenciados pela UBS Barramares e Pronto Socorro Aeroporto, caso não estejam em áreas cobertas pelas ESFs.
Pacientes até 19 anos de idade de todos os setores / bairros, devem procurar o Centro de Referência ao Adolescente - CRA ou a Casa da Criança.
Nos casos de pré natal de alto risco, a referência é o Núcleo de Atendimento à Mulher – NUAM, situado no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba.
Os atendimentos para os ambulatórios especializados necessitam de encaminhamentos de outros serviços, unidades/profissionais
Atendimento direto nas Unidades Básica de Saúde / ESF. E por meio de encaminhamento ou agendas de retorno para o ambulatório especializado.
Gratuito
Os atendimentos em saúde da mulher acontecem de forma espontânea.
Prazo máximo de espera para as consultas de 30 dias.
Secretaria Municipal de Saúde
Última atualização: 18/03/2024 14:53:57
Gerar PDF para Impressão