Começa primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

03/05/2023 16:58:00 - Jornalista: Janira Braga

Vacinação é obrigatória em dois períodos do ano: maio e novembro

Começou nesta semana a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, apoiada pela Secretaria Municipal de Agroeconomia e destinada a bovinos e bubalinos de todas as idades.

De acordo com o secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim, já estão disponíveis para retirada 150 doses para cada produtor do município. “A vacinação é fundamental para proteger a pecuária, eliminar essa doença e o produtor contribui para a erradicação da aftosa”, enumerou Dudu Jardim. A vacinação é obrigatória em dois períodos do ano: maio e novembro.

Após a vacinação, o comprovante preenchido deve ser entregue à Defesa Sanitária Estadual. Para a retirada da vacina, basta o produtor comparecer à sede da Secretaria de Agroeconomia, localizada no Parque de Exposições, com a carteira de identidade e CPF, além de isopor com gelo para transporte.

O Estado do Rio é livre da febre aftosa, não tendo foco desde 1997, mas ainda é necessária a vacinação. A febre aftosa é uma doença de notificação obrigatória conforme o Código Sanitário para Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e a Instrução Normativa nº 50/2013 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).