Expo Macaé 2024 tem expectativa de movimentar R$ 20 milhões em agronegócios
Foto: Moisés Bruno
Evento, que acontecerá entre os dias 24 e 29 de julho (aniversário de 211 anos da cidade), irá gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos
A 40ª Expo Macaé tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 20 milhões em agronegócios em 2024, segundo dados da Secretaria Municipal de Agroeconomia. A programação, que acontecerá entre os dias 24 e 29 de julho (aniversário de 211 anos da cidade), contará com concurso leiteiro, exposição de animais, feira de agricultores familiares, leilões de gado de corte, fazendinha, exposição de equipamentos agrícolas, rodeio, além de shows. Durante seis dias, o evento no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, no Barreto, irá gerar aproximadamente mil empregos diretos e indiretos.
No dia 24 (quarta-feira), a partir das 7h, a população de Macaé e região já poderá apreciar a exposição de animais das raças campolina, mangalarga marchador, nelore e tabapuã, a partir das 7h. Serão 120 equinos e 150 bovinos reunidos no espaço que ficará aberto à visitação. Também estará funcionando a "Feirinha da Roça" no Pavilhão da Agricultura Familiar, com 20 produtos rurais, em média, do município que irão comercializar frutas, verduras, raízes, doces e artesanatos. Já a fazendinha estará na entrada do parque com pequenos bovinos, equinos e caprinos.
O Concurso Leiteiro está previsto para começar no dia 25 (quinta-feira), às 20h, com a primeira ordenha dos animais participantes. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 23 de julho, na sede da Secretaria de Agroeconomia. Acesse o regulamento completo no portal da Prefeitura. Ele acontecerá até o dia 29 de julho, sendo dividido por modalidades, com a participação de produtores de leite locais e a categoria Livre, destinada a, também, quem é de fora de Macaé.
No dia 26 (sexta-feira), começará o mais animado rodeio que leva diversão às famílias e cumpre todas as exigências de proteção animal. Até o dia 29 (segunda-feira), a arena terá os encantos das montarias em cavalos e touros, além da prova Três Tambores e o show piromusical.
O leilão de 700 bezerros de gado de corte Nelore (90% de Macaé) está programado para o dia 27 (sábado), às 20h, no galpão de animais. A proposta é consolidar o arranjo produtivo da pecuária e da agricultura no município, com a participação de criadores de Macaé, Campos dos Goytacazes e Quissamã.
O Secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim, destaca que o evento é fundamental para o desenvolvimento da agropecuária. "A expo favorece o ambiente de negócios, do turismo, do lazer das famílias, entre tantos outros fatores. Além disso, criadores de animais têm diálogos sobre as melhores genéticas, equipamentos e tecnologias durante o evento", frisa o secretário, acrescentando o apoio e expertise da equipe formada por técnicos agrícolas, agrônomos e médicos veterinários.
O evento tem parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e órgãos como a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater), Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e associações do agronegócio.