Macaé participa de Oficina sobre inspeção de produtos de origem animal

03/11/2022 17:08:00 - Jornalista: Equipe Secom

A 1ª Oficina Presencial do Projeto ConSim, do Serviço de Inspeção Municipal do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Sim-Cidennf), será realizada no município de Campos dos Goytacazes, na próxima terça-feira (8). O evento é gratuito e acontecerá em parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A oficina é voltada a produtores rurais e responsáveis técnicos agroindustrias dos municípios que compõem o consórcio. Os interessados podem se inscrever pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaxIj03g9yCKeHTdxvei823mYSMKQF6lFCyt7cyXvvRftxPw/viewform.

O tema será “Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para os Consórcios Públicos de Municípios”. O objetivo é tirar as dúvidas sobre as diretrizes básicas para atuação do consórcio e dos estabelecimentos que estão em busca da equivalência junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa). Além disso, serão apresentados casos de sucesso em consórcios e municípios que já se adequaram ao sistema e comercializam no território brasileiro.

Os palestrantes serão a auditora fiscal do Mapa, Renata Patrícia Sterea; o coordenador do Serviço de Inspeção Municipal de Santana do Livramento, do Rio Grande do Sul, Ariel Duarte Lima; e a médica veterinária e consultora do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Cláudia Magalhães.

Segundo o diretor do Sim-Cidennf, Gedison Canal, o evento é importante para a região porque vai auxiliar e esclarecer as dúvidas dos participantes, visto que muitas agroindústrias estão iniciando o processo de adequação ou têm interesse em realizar os ajustes necessários.


“Os gestores municipais que já delegaram ou vão delegar o serviço ao consórcio terão a oportunidade de entender como o trabalho será executado no seu município. Nesse mesmo sentido, as agroindústrias têm a possibilidade de verificar que, mesmo sendo de pequeno porte, elas terão a mesma capacidade de se adequar e comercializar seus produtos além do âmbito regional”, destacou Canal.


O evento será realizado das 8h às 17h, no auditório da Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), à Avenida Presidente Vargas, 132, no Bairro Pecuária. Será necessário credenciamento na abertura do evento.

PROGRAMAÇÃO

8h às 8h30 - Credenciamento;

8h30 às 9h - Cerimônia de abertura;

9h às 10h30 - Ampliação de Mercados de POA para Consórcios (Consim);

10h30 às 10h50 - Café;

10h50 às 12h - Ampliação de Mercados de POA para Consórcios (Consim);

12h às 13h - Intervalo;

13h às 15h - Elaboração e Implantação de Programas de Autocontrole;

15h às 15h15 - Café;

15h15 às 16h30 - Elaboração e Implantação de Programas de Autocontrole;

16h30 às 16h50 - Perguntas e dúvidas;

16h50 às 17h – Encerramento.